31 de Maio de 2016 às 16:46

Acadêmicos da Saúde denunciam sucateamento e "abraçam" HU

Compartilhe

A + A -
WP_20160531_001 WP_20160531_11_20_53_ProAcadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Medicina se uniram na manhã desta terça-feira(31) para um abraço simbólico ao Hospital Universitário da UFMS. A atividade foi para protestar contra o desmantelamento do hospital-escola, que está sem condições de oferecer uma estrutura mínima para o aprendizado acadêmico, pois falta até insumos básicos para os procedimentos de atendimento e atenção aos pacientes.WP_20160531_003O SISTA/MS deu eco à manifestação dos acadêmicos, cedendo sua caixa de som portátil que amplificou o grito dos estudantes contra o caos no HU e a favor de um hospital-escola decente. WP_20160531_10_43_06_ProAntes do abraço ao hospital, houve uma concentração em frente ao LAC, onde ocorria reunião do Colégio Eleitoral da UFMS que, mais uma vez, enterrou uma eleição com voto paritário. O voto de técnicos e estudantes continua a ter peso inferior na consulta para a Reitoria (15%), enquanto o voto dos docentes vale 70%.

DEFESA DO HU, UMA LUTA ANTIGA DO SISTA/MS

Há mais de cinco anos a coordenação do SISTA/MS vem denunciando o sucateamento do Hospital Universitário da UFMS e também foi uma das vozes contra a adesão da UFMS à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Apesar dos alertas e das atividades realizadas, poucos setores se despertaram para o quadro de caos que se avizinhava para o nosso HU, talvez alguns preocupados com a manutenção de cargos de confiança e outros querendo segurar os famosos plantões.

Um pouco da podridão veio à tona com uma operação da Polícia Federal - Máfia do Câncer - que tinha no nosso hospital um de seus tentáculos. A má gestão, os desvios de finalidade e de recursos públicos no nosso hospital escola foram evidenciados no caso de polícia em que se tornou o HU. A consequência dos desmandos atinge seu ápice na atualidade, com a suspensão de cirurgias e de outros atendimentos por falta de recursos. Falta o mínimo, até luvas.

 
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo