Dezenas de trabalhadores técnicos administrativos em educação se reuniram na manhã desta terça-feira (10) para uma assembleia geral ordinária, realizada em frente ao prédio da reitoria da UFMS. Entre os pontos da pauta da assembleia estaria a aprovação de um indicativo de greve interna na universidade, mas depois de analisar a conjuntura, os presentes decidiram por definir um plano unificado de lutas.
Apesar de não decidir pela greve interna, os trabalhadores que usaram a palavra foram contundentes na condenação de atos por parte da administração que prejudicam trabalhadores e estudantes. A coordenação geral do sindicato também reforçou as criticas, exigindo mais respeito por parte dos administradores da UFMS.
A assembleia desta terça-feira contou ainda com a presença de um grupo de estudantes, pertencente ao movimento que ocupou a reitoria da UFMS na semana passada. Um dos estudantes chegou a usar a palavra na assembleia. Ao abrir espaço aos estudantes, o SISTA/MS reforçou seu pensamento e luta pela valorização da categoria estudantil. O sindicato entende que qualquer instituição de ensino só existe em função dos estudantes e, por isso, eles devem ser valorizados e apoiados sempre. Sem os estudantes não haveria outras categorias dentro da universidade.
PLANO DE LUTAS
Ao final da assembleia deste dia 10 de setembro, os trabalhadores presentes decidiram pela elaboração de um calendário de eventos, focados em três lutas: 30 horas, voto paritário e desvio de função. As datas dos eventos serão definidas na segunda quinzena deste mês.
REUNIÃO
Por outro lado, a coordenação do sindicato aproveitou a assembleia para reforçar o convite a todos que estão desvio de função na UFMS para uma reunião nesta quarta-feira, dia 11. O encontro ocorre a partir das 8h30m na sede do SISTA/MS.
IMAGENS DA ASSEMBLÉIA