Segundo o Jurídico do SISTA/MS, alguns servidores aposentados e/ou pensionisas já comunicaram o sindicato a respeito de uma carta que está sendo remetida a eles. Trata-se de uma fraude. Na carta é afirmado que a pessoa tem um crédito a receber do INSS.
Tempos de pandemia, muita gente em casa em isolamento social precisando de dinheiro por conta da crise econômica que o Brasil já atravessava, mas que foi agravada pela Covid-19. Esse é o menu perfeito para os oportunistas de plantão que estão tentando dar golpes em aposentados e pensionistas. Alguns servidores estão recebendo cartas sobre um suposto dinheiro que teriam para receber referente à restituição/ressarcimento e reembolso do valor pago ao Regime Próprio de Previdência. Mas, para terem acesso ao dinheiro, eles precisariam depositar uma quantia relativa ao cadastro de crédito bancário.
Na carta é usado o nome do Centro Administrativo dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, que não existe. Outro detalhe importante é que o Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Federais trabalha em regime de solidariedade. O servidor ativo paga para o aposentado, que por sua vez já contribuiu da mesma forma solidariamente. Não existe fundo de previdência do regime próprio, por isso não cabe restituição.
O golpe está partindo supostamente de uma mesma fonte porque as cartas são iguais. Nas das correspondências é afirmado que o servidor teria um valor para receber, mas para isso teria que depositar um valor menor numa conta bancária.
O golpe é tentador e no desespero e necessidade muitas pessoas podem ser levadas por ele. Por isso oJurídico orienta que o servidor que receber alguma carta, inclusive do próprio sindicato, ligue para a entidade para confirmar a veracidade do documento.