Servidores federais em greve distribuíram uma tonelada de banana no centro de Campo Grande
Numa protesto bem humorado, os servidores públicos federais em greve no MS distribuíram uma tonelada de banana para a população. A iniciativa chamou a atenção dos profissionais dos meios de comunicação que davam cobertura à manifestação e se transformou numa das atrações do ato dos trabalhadores.
Trabalhadores oferecem banana a motoristas e população em geral, no centro da capital
A atitude de entregar bananas à população teve duplo significado, sendo que o primeiro foi o de atrair a atenção das pessoas para o ato de protesto dois servidores. O segundo objetivo foi o de manifestar, publicamente, a indignação com a falta dês sensibilidade do governo em atender as principais reivindicações da categoria.
Olga Nogueira e Adhemar Vilela, da coordenação do SISTA, conscientizando a população sobre a movimento dos servidores públicos federais
“Banana para quem não nos valoriza”, bradava um dos manifestantes.
O produto foi adquirido junto a agricultores familiares e foi uma das formas encontradas para atrair a atenção da comunidade para o movimento dos trabalhadores que, ao entregarem a fruta para as pessoas, explicavam os motivos do movimento de paralisação.
Vasconcelos, da coordenação do SISTA, com o megafone em mãos explica os motivos da greve
Os trabalhadores em educação da UFMS, presentes na manifestação, foram às ruas e abordaram as pessoas que passavam pelo Calçadão da Barão e também no cruzamento desta rua com a 14 de Julho, distribuindo bananas e pedindo apoio às reivindicações.
Vestidos com coletes pretos identificando a categoria e o sindicato que representavam – no caso o SISTA/MS – e com o slogan “A Educação se nega a morrer”, homens e mulheres fizeram o movimento com muita desenvoltura, ganhando destaque na manifestação.