O Banco de Sangue do Hospital Universitário da UFMS está com seu estoque muito baixo e precisa da ação solidária dos doadores de sangue, bem como daquelas pessoas que ainda não iniciaram esta prática humanitária. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 12h, no próprio Banco de Sangue do HU.De acordo com Angela Maura Lemos, coordenadora de captação de sangue do HU, o estoque de sangue está baixo principalmente em função do recesso de final de ano, quando ocorre uma diminuição no volume de doações. “Muita gente sai de férias e deixa de doar e isto acaba refletindo na falta de tipos sanguíneos essenciais para reposição do estoque”, observa Angela.
No HU, o Banco de Sangue necessita de pelo menos 30 doadores por dia para suprir a demanda de bolsas de sangue aos pacientes, principalmente aqueles que sofrem intervenções cirúrgicas. No hospital são realizadas cerca de 800 a 900 cirurgias por mês. “Estamos em falta e recorrendo ao Hemosul para garantir o atendimento à nossa demanda ”, comentou Angela Lemos.
Conforme Angela, muitas pessoas doam em outros locais para abastecer o HU. No entanto, ela faz um apelo aos doadores que procurem diretamente o Banco de Sangue do hospital para ajudar neste momento critico em relação ao estoque.
Para doar sangue a pessoas deve estar bem de saúde e ter de 18 a 65 anos. Os jovens entre 16 e 17 anos precisam de autorização e acompanhamento do pai ou responsável. A pessoa deve estar bem alimentada e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior a doação.
VANTAGENS
O doador regular de sangue é contemplado com diversas leis, que vai desde a prioridade em vagas escolares até a isenção de tarifas, como inscrição em concurso público. Estudantes também têm benefícios na vida letiva. A doação também garante a gratuidade no exame de sorologia completo (Diabetes, AIDS, etc).
Mas informações sobre a doação de sangue e seus benefícios podem der obtidas pelo telefone (67) 3345-3168 (Banco de Sangue do HU) e ainda pelo celular (67) 9287-9061.