A Coordenação Estadual do SISTA já está empenhada no processo de mobilização da categoria com vistas à campanha salarial deste ano. Neste sentido, diversas ações já foram desencadeadas, incluindo o movimento de paralisação ocorrido no dia 3 de março, que marcou o lançamento da campanha, seguindo orientação da Fasubra.
Além das ações internas, o sindicato também tem ser articulado junto as demais entidades do serviço público para fortalecer o movimento unificado dos servidores. No final do mês passado alguns membros da direção participaram de ato conjunto na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, quando foi lançada a campanha conjunta e distribuído banana para população como forma de protesto e conscientização da sociedade.
Na noite desta quinta-feira mais um encontro foi realizado pelas lideranças do serviço público em Mato Grosso, tendo como local a sede do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais de MS (SINDSEP/MS), quando foi discutido principalmente a participação efetiva na jornada de lutas de 7 a 9 de abril Brasília, convocada pela Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CONDSEF).
O SISTA reafirmou mais uma vez sua disposição de estar junto às demais categorias na luta por melhores condições de salário e trabalho. Na reunião deste dia 19 à noite, os coordenadores Joaquim Francisco de Souza e Gustavo Ferreira informaram sobre as ações do sindicato e reafirmou a disposição de engrossar o movimento unificado dos trabalhadores do serviço público.
Neste primeiro momento, a direção do sindicato ainda avalia de manda representantes à jornada de lutas em abril em função de que neste período o SISTA estará empenhado na realização de assembléias para retirada de delegados ao Confasubra, que acontece em maio e vai definir o calendário de lutas dos trabalhadores nas universidades federais brasileiras. No entanto, a direção da Fasubra estará presente dando apoio ao movimento, numa ação conjunta com a Condsef.
Além do SISTA, participaram da reunião no Sindsep representantes dos sindicatos da Justiça Federal, Receita Federal, Ibama, Agentes Tributários, do Judiciário estadual e ainda dos Bancários, além da representação do DIEESE no Estado, entre outros.