Contando com 73 integrantes, chegou na manhã dessa quinta-feira (08.05.14) retornando de Brasilia os dois ônibus que o SISTA havia encaminhado à Brasilia para participar das atividades propostas com iniciativas de abertura de negociação e resolução da greve.
Durante a estadia dos caravaneiros, no dia 06.05.14 (terça-feira) foi realizada a Marcha da Educação com mais de 1.500 servidores da base da FASUBRA. Nesse dia durante a Marcha, os caravaneiros estabeleceram-se em frente ao Ministério da Educação e permanecendo o dia todo.
Na manhã do dia seguinte (04:00h) estavam todos acordados e de Plantão em frente ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, onde fecharam todas as portas do prédio impedindo o acesso dos servidores. Após negociação com a Policia Militar e com representantes do governo se comprometendo em atender uma representação dos servidores é que foram liberados os acessos.
Às 10 horas uma Comissão do Comando de Greve (ANDES, FASUBRA e SINASEFE) foi recebida pelo Secretário Sergio Mendonça que se comprometeu em 15 dias dar uma resposta às nossas reivindicações da Pauta da Greve. Após foi realizada a Marcha dos Servidores Públicos Federais.
Isso é mais uma demonstração de que com a união de todos é possível construir uma greve forte e capaz de demover o governo em não negociar com os trabalhadores. Ao final das atividades houve uma Plenária dos Servidores Públicos Federais com os principais encaminhamentos de intensificar a greve nas bases e radicalização onde for possível.
A Coordenação Estadual do SISTA e Comando Local de Greve externam sua imensa gratidão por estes companheiros que se dispuseram a mais essa tarefa, principalmente aqueles que se deslocaram dos Campi de Aquidauana, Ponta Porã, Chapadão do Sul e da UFGD.
Próxima Assembleia Geral
será realizada no dia 09.05.14 (sexta-feira), as 8h30, na Concha Acústica da UFMS onde apresentaremos os relatórios detalhados da Caravana e dos últimos acontecimentos em Brasilia.