Na noite de 17 de novembro, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul entregou a Comenda Zumbi dos Palmares, dentro das comemorações do mês da Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.
Por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), a cerimônia homenageou a trajetória diversas personalidades negras que atuam nas mais diferentes áreas. Um dos homenageados foi Adilson Oliveira, que durante anos trabalhou a capoeira como fator de integração e resgate social, por meio do Projeto Quilombo.
Adilson é trabalhador técnico administrativo da UFMS, filiado ao SISTA/MS e um dos fundadores do sindicato. Ele recebeu a comenda Zumbi dos Palmares das mãos da deputado estadual Mara Caseiro (PSDB), autora da proposição.
A solenidade de entrega da comenda Zumbi dos Palmares lotou as dependências do auditório Júlio Maia, o principal da Casa de Leis. Grupos de capoeira, umbanda, candomblé e de outras manifestações de raízes africanas se confraternizaram e fizeram a festa, dentro e até mesmo fora das dependências da Assembléia Legislativa.
SISTA/MS PRESENTE
A Coordenação Estadual do SISTA/MS esteve presente na solenidade de quinta-feira à noite na AL/MS. Ela foi representada por Geraldo Rodrigues Gonçalves, da coordenação geral da entidade. Além de prestigiar a homenagem ao filiado, a coordenação do sindicato reafirmou seu compromisso histórico de valorização e resgate da importância do negro, contra o preconceito e a favor de todas as iniciativas de sua inclusão verdadeira na sociedade, em todos os sentidos.
A coordenação do sindicato também aproveitou para saudar e cumprimentar os deputados presentes na solenidade, bem como outras personalidades.