Momento em que conselheiros votavam para adiar decisão sobre a EBSERH no HU da UFMS
Pelo menos, por enquanto, a implantação da famigerada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) está descartada dentro da estrutura da Universidade Federal de MS (UFMS), para administrar o Hospital Universitário.
Estudantes se mobilizaram para acompanhar votação no COUN da UFMS
Reunidos na tarde desta segunda-feira (19), os membros do Conselho Universitário (COUN) decidiram por adiar a votação que iria definir a implantação da empresa que, na prática, privatiza a administração do HU.
O adiamento ocorreu depois da incerteza dos conselheiros em relação ao desenvolvimento da empresa dentro da Universidade. A maioria absoluta dos conselheiros questionou em relação a falta de informação sobre como a EBSERH iria funcionar.
Lucivaldo Santos fala durante reunião do Conselho Universitário: Contra a EBSERH
A oposição ao voto pela implantação se deu ainda pela falta de debate entre os segmentos da instituição. Diante da postura dos conselheiros, a administração central da Universidade se comprometeu em colocar a questão em debate, com a realização de fóruns e seminários abordando o tema.
Basílio (de vermelho) faz ponderações aos conselheiros sobre o risco da implantação da empresa
A reação contrária à implantação da EBSERH ocorreu entre todos os representantes dos segmentos, até mesmo de médicos históricos do HU e também por parte da Faculdade de Odontologia (FAODO). Docentes das outras áreas do conhecimento, bem como da representação dos técnicos e dos estudantes, também se manifestaram contrários ao processo de implantação da empresa.