Coordenadores do sindicato debateram importantes assuntos de interesse da entidade e dos trabalhadores
Adhemar Vilela e Lucivaldo Santos, da coordenação geral, dirigiram a reunião
A coordenação estadual do SISTA/MS esteve reunida na manhã desta sexta-feira (5), na sede do sindicato. Na oportunidade, os coordenadores, da capital e do interior, fizeram uma avaliação do momento político e, principalmente, do movimento de paralisação ocorrido no dia 30 passado.
Além de Campo Grande - que fez ato em frente da reitoria da UFMS - outro destaque ficou para a seccional de Dourados, que participou de ato público e caminhada no centro da cidade. Em Corumbá, além da mobilização, a categoria e demais segmentos da comunidade universitária sinalizaram apoio ao movimento dos estudantes que está ocorrendo na Cidade Universitária em Campo Grande, onde a reitoria está ocupada.
Um dos principais motivos para a simpatia à luta aos estudantes está no fato deles levantarem a bandeira do voto paritário. A coordenação do sindicato e o conjunto dos trabalhadores já demonstraram serem contra o atual sistema eleitoral, que discrimina os técnicos e estudantes e supervaloriza os docentes, numa proporção de 70% de peso no voto para eles e apenas 15% para os demais segmentos. Este sistema nefasto facilita a manipulação, favorece a pressão dos superiores e ainda incentiva o clientelismo com a troca de votos por cargos dentro da instituição.