Elias Ferreira (jornalista do SISTA) e o coordenador geral Adhemar Vilela (d) na entrada da Favela Santa Marta. Ao fundo, as luzes das casas em cima do morro
Uma visita à Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, foi uma das atividades da delegação do SISTA/MS, que participa do curso de formação política para comunicação sindical, realizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, denominado “Os Trabalhadores e a Comunicação na América Latina.
Os coordenadores do sindicato Adhemar Vilela, Cida Motta e Deise Costa se juntaram a outros dirigentes, militantes e atividades de movimentos sociais para uma incursão ao morro Santa Marta na noite de sábado, dia 25.
Rapper Fiell recepciona convidados do curso no interior da favela, antes da exibição do filme "788", produzido e dirigido pelo músico e premiado até internacionalmente
A Favela Santa Marta é a única que não possui ruas nem vielas, sendo que o acesso às casas tem que ser feito utilizando apenas escadas. Até chegar ao topo do morro são 788 degraus, que foram percorridos pela maioria das pessoas que foram até o local.
A delegação foi recepcionada num dos muitos espaços comerciais dentro da favela, transformado também em centro cultural e de resistência pelo rapper Fiell, um dos símbolos da luta na comunidade.
Adhemar, Deise e Cida com o rapper Fiell nos estúdios da Rádio Santa Marta: Comunicação alternativa na favela
Além de conhecer a favela, os participantes do curso também puderam fazer uma visita aos estúdios da Rádio Comunitária Santa Marta operada por membros da comunidade, com a liderança do rapper Fiell. Também foi exibido o filme “788”, produzido e dirigido por Fiell e que ganhou prêmios dentro e fora do país, como na Inglaterra e Holanda.