Os trabalhadores técnicos administrativos do Campus do Pantanal, em Corumbá, que tem na união e luta em defesa carreira uma de suas marcas, começa a se destacar também quando o assunto é vida saudável e esportes. Uma das ações que envolvem dezenas de trabalhadores locais é o Projeto Vida Saudável, que colocou a atividade física na pauta do cotidiano.
Com foco na boa saúde, o projeto tem como objetivo fomentar a participação coletiva dos servidores da UFMS/Campus Pantanal em atividades físicas visando à promoção da saúde, lazer e integração/convivência do(a)s trabalhadore(a)s, bem como realizar acompanhamento e triagem (física e psicológica) dos servidores inscritos, além de envolver os sindicatos na discussão sobre saúde do trabalhador.
PANTANAL EXTREMO
Um dos resultados práticos do desenvolvimento deste programa é o estímulo aos trabalhadores para a participação em eventos esportivos. No final do mês de novembro (25 a 27), aconteceu em Corumbá a quarta edição dos jogos de aventura, denominado Pantanal Extremo. O evento é o principal de sua categoria e já ganha destaque nacional.
Na prova de 7 quilômetros da corrida de trilhas, o destaque ficou para técnicos da UFMS e filiados do SISTA/MS. Na categoria masculino, Fernando Lara, da coordenação da seccional do sindicato, ficou em terceiro lugar, mesma colocação da filiada Jackeline Guerrero, na categoria feminina.
Fernando e Jackeline participam do projeto UFMS-Saudável, idealizado pelo Serviço de Psicologia e apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da UFMS (Sista/Seccional Corumbá), que fomenta a participação em atividades físicas como meio de produzir saúde.
Eles concluíram com boa colocação a prova de 7km, ambos conquistaram o 3° lugar, a servidora Jackeline recebeu o troféu ao garantir o 3° lugar na competição Geral (Feminino), e Fernando obteve mais uma medalha (além da medalha de participação) pelo 3° lugar em sua categoria: de 25 a 34 anos (masculino).
Muito animado, Fernando falou que sempre gostou de atividade física, mas que o projeto contribuiu para melhorar seu desempenho. Jackeline lembrou que o sentido da atividade física não é só a competição, mas a produção de saúde, confiante, ela já aguarda próximos eventos com objetivo de trazer mais vitórias para o
campus.