A partir deste mês, os filhos dos servidores da UFMS e demais dependentes poderão ter acesso a um moderno e qualificado curso preparatório para concursos públicos. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 14 de janeiro, enquanto as aulas começam no dia 16. As aulas serão realizadas na sala de formação do SISTA/MS, ao lado estacionamento do Morenão (Rua Portuguesa, 331). As aulas serão efetuadas em quatro períodos, sendo manhã, tarde e noite e ainda no sábado o dia inteiro.
A iniciativa do SISTA/MS tem como coordenador do curso o professor Fábio Ferreira de Brites, que é mestre em Estudos da Linguagem pela UFMS e também servidor da PREAE. O conteúdo programático do curso tem como base a lei 8.112/90 (legislação relativa ao servidor e ética no serviço público), abrangendo ainda noções básicas da Língua Portuguesa, Matemática e Informática, bem como a lei 8.666 (Lei das Licitações).
|
Os professores Eva Mercedes e Fábio Brites com Lucivaldo e Adhemar, coordenadores do SISTA/MS: cursos podem transformar filhos dos servidores em futuros trabalhadores do serviço público, inclusive na própria UFMS |
A execução do projeto pedagógico estará cargo da professora mestre Eva Mercedes, que tem uma equipe formada por mestres e doutores. Ela é aposentada da UFMS e tem inclusive livros editados pela Instituição. “O objetivo é proporcionar que as pessoas mais novas conheçam mais sobre o serviço público e, por intermédio deste conhecimento, inclusive virem a servir a própria UFMS e IFETs”, comenta o professor Fábio.
De acordo com Fábio Brites, o público alvo são os filhos de servidores, depois o pessoal terceirizado e, por último, o público em geral. O curso será realizado na sala de formação do SISTA/MS de segunda a sexta-feira, com três turmas (manhã, tarde e noite) e ainda uma turma somente aos sábados em tempo integral.
As inscrições estão abertas no SISTA/MS e o curso terá duração de dois meses, encerrando em 16 de março. A taxa mensal será de R$ 70,00, já incluído o valor da inscrição. Conforme Fábio, este é o primeiro curso de uma série que o sindicato e os professores planejam colocar em funcionamento.