2 de Outubro de 2013 às 15:50

Delegação de vigilantes da UFMS participou de evento nacional em Minas Gerais

Compartilhe

A + A -
 Vista parcial da delegação da UFMS, no seminário nacional de segurança em Juiz de Fora
Evento na UFJF teve efetiva participação dos trabalhadores
Uma delegação dos trabalhadores do setor de segurança da UFMS participou do 22º Seminário Nacional de Segurança em Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes). O evento aconteceu no período de 23 a 28 de setembro e foi realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O Seminário teve como principal objetivo discutir temas como segurança cidadã, direitos humanos, segurança em grandes eventos, meio ambiente, saúde do trabalhador e estratégias de potencialização da segurança nas Ipes, além de capacitar os profissionais da área.
A discussão que abriu o evento no auditório da Faculdade de Engenharia foi principalmente sobre a terceirização do profissional. As lideranças deste segmento dos trabalhadores entendem ser necessário novos concursos públicos para a categoria.
Pautas como melhor condição para o trabalho, treinamento profissional, novas tecnologias para auxiliar a segurança e cursos de capacitação também foram citadas. Na abertura do evento, o reitor da UFJF, o reitor Henrique Duque também defendeu a criação de concurso público para o efetivo de segurança e adiantou que ainda neste ano serão investidos aproximadamente R$ 40 milhões para intensificar a segurança no campus. As intervenções incluem troca de iluminação, inserção de rede de comunicação e cerca de 1.200 novas câmeras de segurança e sensor com transmissão de imagens em tempo real.
“Se tivermos esses equipamentos sendo pilotados por servidores concursados com certeza a qualidade vai ser muito grande”, afirmou o reitor.
Diego Rodrigues (Coordenação de Políticas Sociais do SISTA/MS) representou a Fasubra no evento
Os trabalhadores do setor de vigilância ponderam que, para atender a comunidade universitária – um público específico -, é necessário que o funcionário seja muito bem preparado e concursado. Ao ser efetivo, o profissional terá adicionado a sua carga de responsabilidades, o fato de ser um agente público federal. Além disso, o plano de carreira serve como um estímulo à permanência do servidor.

Além dos trabalhadores em segurança, a delegação da UFMS contou ainda com a presença do motorista oficial Adhemar Moreira Vilela, da coordenação geral do SISTA/MS. A ida de Adhemar serviu também para reforçar a luta conjunta das duas categorias, já que os motoristas – a exemplo dos vigilantes – tem sido vítimas da precarização da carreira, com a terceirização dos serviços ameaçando conquistas e retirando vantagens do cargo efetivo.
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo