Membros da Coordenação Estadual do SISTA/MS percorreram quase três mil quilômetros para promover as assembleias de eleição dos delegados ao XXI Congresso dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras, que acontece de 10 a 15 deste mês em Poços de Caldas-MG. De acordo com cálculos da direção do sindicato, foram percorridos cerca de 2.700 mil quilômetros para retirada de delegados nos campus de Aquidauana, Corumbá, Três Lagoas, Chapadão do Sul e Três Lagoas. A novidade do processo foi o registro jornalístico das assembleias quase que em tempo real pela assessoria de comunicação do sindicato, que acompanhou os dirigentes nos deslocamentos da capital para o interior. Ao término das assembleias, a noticia já era postada no site do sindicato.
REGISTROS No trajeto para as cidades, a direção do sindicato se deparou com animais silvestres mortos por atropelamento às margens da BR 262, no destino aos campus de Aquidauana e Corumbá. Na capital do Pantanal, numa breve parada a noite às margens do Rio Paraguai, outra cena triste: as queimadas fazendo o pantanal arder e matando fauna e flora. Em outra incursão ao interior, o destino foram as regiões leste e norte do Estado. Na ida para Três Lagoas, as intermináveis plantações de eucaliptos e, na cidade, carros de som clamando por mão-de-obra qualificada para as empresas.
Por-do-sol próximo de Cassilândia, na divisa de MS com Goiás
No deslocamento de Três Lagoas para Chapadão do Sul, a paisagem da pecuária predominou, com destaque pelas paisagens de Aparecida do Taboado e Paranaíba e o cair do sol próximo de Cassilândia, já na fronteira do MS com o estado do Goiás.
No caminho de volta de Chapadão do Sul, as imensas retas de asfalto delineava as grandes plantações agrícolas e poucas reservas florestais. As belezas naturais de Paraíso das Águas e a pausa para almoço em Camapuã fechava mais uma etapa da viagem nesta região, que está descobrindo a seringueira como opção econômica. Dourados e Ponta Porã fecharam o ciclo da retirada de delegados rumo ao Confasubra, com a direção do SISTA saindo de madrugada da capital. Mas, ao cair da tarde do dia 30, o sol acompanhou a comitiva de dirigentes de Ponta Porã até o Rio Brilhante, numa cumplicidade de missão cumprida de ambas as partes.
Cair da tarde próximo ao Rio Brilhante, na Grande Dourados, encerrando a maratona de retirada de delegados rumo ao Confasubra