O Comando de Greve do HU juntamente com uma comitiva de mais de 40 grevistas, estiverem reunidos na manhã de quinta-feira (16) no gabinete do Deputado Federal eleito Dagoberto Nogueira (PDT). No encontro, contamos com a presença de Maika Amaral, esposa e representante do senador Delcídio do Amaral (PT). O encontro foi articulado por Silvio Resende, trabalhador da UFMS e ligado ao gabinete de Dagoberto.
Os trabalhadores entregaram um documento ao parlamentar comunicando sobre a greve e os motivos que levaram a sua deflagração. Ao receber às reivindicações dos trabalhadores, o deputado e a esposa do senador se prontificaram em trabalhar para a solução do problema e informaram que a ministra Ideli Salvatti, de Relações Institucionais do governo federal, estaria em Campo Grande a partir das dezesseis horas desta quinta (16). Em meio à reunião, Maika Amaral ligou para a assessoria da ministra e obteve a garantia de que ela receberia os trabalhadores do HU.
Além de intermediar o encontro da categoria com a ministra, Dagoberto continuou a manter contatos com Ideli Salvati e com o ministro da Educação. Na manhã do dia 17 quando a reitora Célia Oliveira apresentou a planilha para pagamento dos plantões, o deputado eleito também estava presente na Sala de Atos da Reitoria, explicando aos trabalhadores do esforço do governo federal em resolver o problema.
Ainda na sexta-feira, só que desta vez à noite, Dagoberto Nogueira e Maika Amaral mantiveram encontro com o comando de greve, para ver se o impasse tinha chegado ao fim. Os trabalhadores informaram que ainda não tinham conhecimento sobre a ação prática do governo para com o pagamento dos plantões, pois os valores ainda não tinham sido publicados.