No dia 19 de novembro, o Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) lançou a Campanha Dezembro Laranja com a prevenção e combate ao câncer de pele. Os atendimentos foram, no Ambulatório de Dermatologia (localizado no Ambulatório Geral), e contou com uma equipe com mais de 20 médicos, 3 enfermeiras e 12 técnicos. Na parte administrativa a equipe contou com 7 funcionários, 2 funcionárias da limpeza, 01 maqueiro e 01 porteiro. Todos envolvidos(as) na campanha.
Na triagem foram atendidas 658 pessoas pelo responsável Dr Günter Hans e 19 médicos, num total de 81 pacientes submetidos à biópsia, 50 pacientes submetidos à cirurgia para retirada de lesão maligna, 145 pacientes submetidos à crioterapia.
O mutirão, que acontece anualmente e oferece orientações, consultas e cirurgias, é organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Qualquer pessoa que tenha uma suspeita, uma percepção de manchas, pintas, caroços ou lesões que podem ser ou vir a ser um câncer de pele pode comparecer ao Humap para ser atendida neste dia”, explica o chefe do Serviço de Dermatologia do Humap-UFMS, Günter Hans Filho.
Câncer de peleO câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no Brasil e no mundo e o diagnóstico precoce é de extrema importância. Nesta campanha acontece a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ao mesmo tempo, disponíveis sem nenhum custo para a população
Os principais sintomas do câncer de pele são: lesão assimétrica, com bordas irregulares, de sangramento fácil e difícil cicatrização. As manchas podem ser ásperas ou brilharem como pérola, e sua coloração tende a ser escura ou de múltiplas cores.
Com informações UFMS