Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, lembrei de uma campanha na televisão que marcou muito, ainda na década de 90. De maneira proposital, o criador da campanha colocou dois meninos brincando num carrossel, e comentários iam sendo feitos entre os dois, sendo que Carlinhos tinha condições de fazer praticamente tudo, ao passo que seu amigo não. A sacada genial do autor da campanha foi apresentar os comentários, iniciando lógico à esquerda do vídeo onde coincidia com o menino sem síndrome de down, e logo após os comentários continuavam na mesma linha, coincidindo com o menino à direita do vídeo, com síndrome de down.E na nossa mente preconceituosa, acabamos caindo na pegadinha da campanha, já que ao final, na parte apoteótica da música Plastic Tree do Radiohead, para a nossa surpresa, a campanha corrigia o nosso pensamento -- espere.....o Carlinhos é o da direita do vídeo, portador da Síndrome de Down. O da esquerda é um menino de rua, onde mostrava chinelos desgastados e velhos.
E fechava com chave de ouro:"Milhares de Crianças no Brasil precisam da sua ajuda
Os portadores da Síndrome de Down só precisam do seu respeito"
por Tolstoy Cardoso Neto (mistertube.com.br)
Alex Wolff, filho da companheira Sônia, tocando em assembléía do SISTA/MS, no final do ano passado
COORDENAÇÃO ESTADUAL DO SISTA/MS