Os técnicos administrativos em educação das universidades brasileiras tiveram um papel importante no processo eleitoral deste ano, principalmente pela grande participação na recente greve da categoria em todo o país. Em Mato Grosso do Sul não foi diferente e, além do voto e da militância política para este ou aquele candidato, muitos trabalhadores também decidiram por se candidatar a vereadores, prefeito e vice-prefeito.Dos técnicos filiados ao SISTA/MS, o melhor colocado na disputa eleitoral no Estado foi Gilberto Braga, da UFGD, que conquistou 1.111 votos em Dourados e ficou na primeira suplência de sua coligação, liderada pelo PT. Em Terenos, Celso Cavalheiro da UFMS também obteve expressiva votação.
Em Campo Grande, dois técnicos da UFMS filiados ao sindicato disputaram vagas para a Câmara de Vereadores, sendo Fábio Brites e José Pereira Diniz, pelo PSDB e PHS, respectivamente.
A coordenação do sindicato enaltece a decisão dos trabalhadores em se lançarem na disputa, pois a participação política é fundamental na formação do cidadão. A direção ressalta, ainda, a coregem dos companheiros filiados em não se omitir do processo político e dedicaram com extrema paixão ao objetivo de conquista dos votos.
“Todos estão de parabéns, independente do resultado eleitoral, pois a principal vitória é da ética e do compromisso em lutar pelos interesses dos trabalhadores e o zelo pela coisa pública”, avalia a direção.