Evento encerrou na tarde de domingo com ampla participação e fortalecimento da luta feminina
“Nós podemos”! Esta foi a frase de ordem das coordenadoras Leia Oliveira, Eurídice Almeida, Ivanilda Reis, Angela Maria, Maria Ângela Costa e Maria Loura Silveira, conscientizando as mulheres para unir forças contra as reformas, na abertura do evento.
Bandeira FORA TEMER
As trabalhadoras técnico-administrativas representando os sindicatos de base da Federação, confeccionaram uma bandeira pelo FORA TEMER, com a FASUBRA ao centro como entidade que congrega a representação da Categoria.
As mulheres utilizaram a pintura e a costura para expressar suas impressões referentes à conjuntura de retirada de direitos por meio das Reformas Trabalhista e Previdenciária, como forma de arte e protesto feminino. Em conjunto, as mulheres costuraram os retalhos formando uma bandeira, representando a unidade na luta.
Resoluções do GT
Foram apresentadas as propostas dos grupos, item por item, com a consideração e destaques das mulheres. Também foram apresentadas as moções de repúdio, publicadas brevemente no relatório do evento.
Homenagens
A coordenação da Mulher Trabalhadora representada por Eurídice Almeida e Ivanilda Reis, prestou homenagem a todas as coordenadoras mulheres que constituíram a Direção Nacional da FASUBRA Sindical desde o ano de 1984.
Vânia Galvão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi a primeira coordenadora mulher da Federação, atualmente é vereadora em Salvador-BA.
Homenagem póstuma
Também foi realizada homenagem póstuma para a companheira Maria da Graça Pedro de Carvalho, coordenadora de Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Sintufrj), falecida no dia 20 de abril deste ano.
As companheiras de Uberlândia -MG também homenagearam as companheiras falecidas Cacique Kaun Poti Guarani de Ituiutaba - MG e Hanna Karita, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Coordenação da Mulher Trabalhadora
De acordo com a coordenação da Mulher Trabalhadora, a semente da formação política foi mais uma vez regada, promovendo ferramentas que subsidiarão a luta das mulheres contra as reformas. “Foi um evento importante em que as mulheres puderam organizar a luta contra todos os ataques. Para que seja de fato vitorioso, é preciso que seja implementado pelas entidades de base todas as propostas encaminhadas pelas mulheres nesse encontro, no combate ao machismo e todas as formas de opressão”.
O relatório do encontro será disponibilizado em breve no site da Federação e no Informe de Direção.
#OCUPA BRASÍLIA
Diversas trabalhadoras técnico-administrativas permanecem em Brasília-DF para participar da Caravana e do Ato Nacional #OCUPA BRASÍLIA, contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, pelo FORA TEMER e pelas eleições diretas no Brasil.
“Da luta eu não fujo” (Margarida Maria Alves)
Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados