2 de Maio de 2022 às 13:50

Empossada nova Coordenação do Sista/MS

Compartilhe

A + A -


Foram empossadas nesta segunda-feira, 2 de maio, a nova coordenação estadual e as coordenações seccionais do Sista/MS, em solenidade que aconteceu na sede da entidade, em Campo Grande.


  O evento contou com a participação de representantes de diversas entidades, entre elas a Fasubra (Federação nacional à qual o Sista/MS é filiado), Assufms, Adufms e outras. O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) também esteve presente.


  Cleo Gomes, da coordenação anterior, agradeceu a todos os que colaboraram com a gestão que findou destacando o papel do Sista/MS nas diversas lutas da categoria que aconteceram ao longo da gestão contra a desvalorização do serviço público no país. Mesmo com todas as dificuldades, segundo Cleo, a categoria foi às ruas na defesa dos direitos da categoria e dos serviços públicos, e é preciso ter coragem para continuar a luta.



  O deputado estadual Amarildo Cruz falou sobre a importância do movimento sindical na defesa das bandeiras dos trabalhadores, dos servidores públicos, para resistir ao desmonte do serviço público, inclusas as universidades federais.



  O Coordenador Geral da Fasubra, Antonio Alves Neto, apontou para a importância dos sindicatos e a necessidade de fortalecimento das entidades, sendo necessário resistir e fazer a contraofensiva contra o sucateamento e o arrocho salarial, retomando os espaços e a organizações coletivas. Para ele, a gestão que findou cumpriu um papel importante mantendo o sindicato vivo e na resistência, num período difícil onde o governo tenta destruir os instrumentos de luta da classe trabalhadora, cabendo à nova gestão dar continuidade à luta e organização da categoria, pois  - independente das eleições - a mobilização em defesa do serviço público e dos servidores continuarão.



  O presidente da ADUFMS, Marco Aurélio Stefanes, também falou sobre a importância da defesa da universidade enquanto espaço de produção de conhecimento e convivência de pensamentos diferentes, sendo um espaço que prima pela pluralidade de ideias. Avaliou que o atual governo provocou um retrocesso nos indicadores sociais do país, sendo necessária a defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, sendo preciso reconstruir o país e resgatar as universidades federais que tiveram um grande corte nos seus orçamentos.



  O representante da Assufms, Sebastião Barros, em sua fala, destacou o papel complementar entre o sindicato e a associação, sendo que um promove a luta e defesa da categoria e a outra provendo o lazer e a confraternização que também fazem parte da vida dos servidores.



  O ex-coordenador, Waldevino Basílio, no ato de transmissão da posse, destacou a importância da nova gestão em dar continuidade às lutas, colocando-se à disposição para dar o apoio necessário, pois o sindicato representa a todos. “Vocês me representam. O sindicato não é essa parede, não é a gestão que termina, nem a que está entrando, somos todos nós na defesa dos interesses da nossa classe”



  Falando em nome da nova coordenação, Lucivaldo Alves dos Santos, agradeceu a todos os presentes e à gestão anterior que esteve à frente do sindicato num período difícil de pandemia. “Nós somos a força do Sista. A força do Sista somos todos nós. Apenas estaremos no comando, fazendo o trabalho continuar”, destacando a importância do interior e a necessidade de parcerias.



  O também membro da nova coordenação, o médico Ronaldo Costa, fez uso da palavra , falando sobre a necessidade da defesa da universidade e saúde públicas contra o processo de privatização e terceirizações.


Debate sobre conjuntura e situação da categoria


  Após a solenidade de posse, foi realizado um debate sobre a conjuntura política e social do país e a situação dos servidores das universidades, com a participação de Maria Teresa Fujii (Coordenadora de Aposentados da Fasubra) e Antonio Alves Neto (Coordenador Geral da Fasubra).



  Também estiveram presentes na solenidade representantes do MST (Movimento dos Sem Terra), do Sintect/MS (sind. dos trabalhadores dos Correios), do Sintss/MS (sind. dos trabalhares na saúde pública do estado), da reitoria, do Sicredi e do PCB.


http://www.sistams.org.br/2022/04/stf-decisao-torna-possivel-conversao-de-tempo-especial-insalubridade-periculosidade-em-comum-facilitando-aposentadoria.html

http://www.sistams.org.br/2022/05/1o-de-maio-o-feriado-e-a-luta-dos-trabalhadores.html

http://www.sistams.org.br/2022/04/golpe-falso-whatsapp-utilizando-o-nome-do-sista-ms.html

 
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo