2 de Setembro de 2023 às 09:11

Entrevista sobre a Parceria entre o SISTA-MS com Rudy Nolasco sobre 2º Encontro Beneficente Cacheia Campo Grande e o 16º Concurso Beleza Negra Campo Grande

Compartilhe

A + A -
O Promotor de eventos afro, Rudy Nolasco fala sobre a importância da validação negra no estado. Nascido em 12 de março de 1964 em Campo Grande, MS, formado em Pedagogia em 1989, Gestão Pública em 2005, Moda em 2015, e, em Comunicação Visual em 2018, Rodynei Pereira Nolasco, que há 20 anos trabalha na TV Educativa, começou o primeiro concurso Miss Beleza Negra de MS ainda em 2008.

 

O 2º Encontro Beneficente Cacheia Campo Grande, será realizado no dia 10 de setembro, das 13h às 17h, na Praça dos Pretos Velhos e a Entrada 2 kg de alimentos não perecíveis e 1 roupa usada. Contará com vários sorteios, como: manicure; pés e mãos, hidratação para o cabelo, produtos cosméticos, serviços gratuitos de penteados, sobrancelhas e corte de cabelos amostras e kits. Também faremos arrecadação de alimentos e roupas usadas. Esse evento contará com apresentações de empoderamento com palestras, Shows de dança, Depoimentos, Cortes e maquiagens, Técnicas de hidratação e fitagem, Desfile de moda com modelos negros, Desfile de moda das lojas com modelos negros.

 

O 16º Concurso Beleza Negra Campo Grande será realizado dia 04 de novemro, na sede do SISTA-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Fundação UFMS e IFMS).

 



SISTA-MS – Qual o objetivo do 2º Encontro Beneficente Cacheia Campo Grande?

Rudy Nolasco – Tenho a beleza negra no MS como missão de vida. Sempre trabalhei na área de estética e beleza e sentia uma necessidade muito grande de fazer alguma coisa para a beleza negra de Campo Grande de Mato Grosso do Sul com tantas comunidades negras eu não via nada sendo feito para mostrar a beleza da raça.

 

SISTA-MS – Como se deu a parceria do SISTA-MS com o  2º Encontro Beneficente Cacheia Campo Grande e o 16º Concurso Beleza Negra Campo Grande?

Rudy Nolasco – A parceria com o SISTA-MS começou a ser formada quando o Coordenador Geral do SISTA-MS, Lucivaldo dos Santos foi assistir o Concurso Beleza Negra de 2022 e ele ficou encantado com as apresentações, as roupas e toda a Beleza Negra de Campo Grande e viu a falta de parcerias e que muita coisa precisava ser melhorada e aperfeiçoada.

Essa parceria com o SISTA-MS no 2º Encontro Beneficente Cacheia Campo Grande está sendo maravilhosa, além de sediar  o  16º Concurso Beleza Negra Campo Grande, na sede da Entidade Sindical, é de fundamental importância. Por meio do Coordenador Geral do SISTA-MS, Lucivaldo dos Santos conseguimos estaremos mostrando a Beleza Negra, a Beleza da Raça. Durante o evento, e também vamos homenagear a Servidora Pública Terezinha Gomes Nunesv (in memorian) aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que faleceu em janeiro desse ano e que sempre contribuía há muitos anos para o Concurso Beleza Negra Então essa é uma parceria de muito sucesso na espera que continue por muito tempo.

 

SISTA-MS – Como tudo começou?

Rudy Nolasco – Trabalho na área de estética e beleza e eu via muitas comunidades negras e muitas pessoas que precisavam mostrar a beleza negra e não oportunidade e um evento específico em nosso Estado. Hoje temos três Comunidades Quilombolas: em Campo Grande a Comunidade Tia Eva e a São João Batista e uma Rural que é a Comunidade Quilombola Chácara do Buriti. Então coloquei como objetivo a realizar um evento para mostrar da beleza dessa Raça Negra de Mato Grosso do Sul. Na minha família há muitos negros. Minha avó era Negra retinta. E eu sempre via a dificuldade que os Negros têm, principalmente, no mercado de trabalho.

 

 

SISTA-MS – Além de evidenciar a beleza negra, qual o objetivo do evento?

Rudy Nolasco – O 2º Encontro Cacheia Campo Grande tem como o objetivo de levar auto estima de forma solidária as pessoas, principalmente mulheres. Trocar dicas sobre produtos e também experiências sobre os desafios de enfrentar a transição capilar, e fazer a divulgação do 16º Concurso Beleza Negra Campo Grande. E lembrando que as pessoas estão assumindo o cabelo afro tão assumindo os seus cachos. Trabalhar a autoestima e empoderamento, tanto é que no concurso não se exige peso medida altura nada disso e dá de limite nada que os concursos tradicionais exigem, apenas ser Negro e maior de 18 anos e o Negro quando ele está empoderado ele consegue empoderar todos os Negros a sua volta.

 

 

SISTA-MS – Porque o tema “Cacheia Campo Grande?

Rudy Nolasco – O tema do encontro 'Cacheia Campo Grande tem com objetivo de reunir pessoas para incentivar a liberdade capilar e a aceitação do seu cabelo natural e para ajudar meninas e mulheres que buscam novas referências do que é belo e inspiração, queremos passar para as pessoas que todas são lindas independentemente do tipo de cabelo ou corpo, porque o que importa é estar feliz consigo próprio. Mas serve também para todos os públicos, inclusive as de cabelos lisos e para homens e contará com várias cacheadas, crespas, onduladas e meninas em transição capilar.

 

 

SISTA-MS: Vocês têm trabalhado para conquistar um espaço próprio?

Rudy Nolasco -  Sim. A falta de um espaço nosso tem sido uma grande dificuldade para o evento, então começamos a trabalhar o artesanato africano para angariar fundos para comprar o terreno para ser a sede do movimento Beleza Negra. Nós temos canecas africanas de cerâmica, camiseta com motivo africano, brincos, bonecas africanas, almofadas, quadros. Várias coisas que são vendidas todo segundo domingo do mês na Feira dos Afrodescendentes na Praça dos Pretos Velhos.

 

SISTA-MS  - Como pedagogo, quais os benefícios que atividades como as do movimento podem trazer para os estudantes, Rudy?

Rudy Nolasco -  A valorização do negro na sociedade, a valorização da Raça Negra, a valorização do indivíduo. Mostrar que todos somos importantes enquanto sociedade e que o Brasil é uma miscigenação de raças. Acredito que o maior benefício seja trabalhar a autoestima da população negra.

 

SISTA-MS: As políticas Públicas ajudam nesses eventos?

Rudy Nolasco - As políticas públicas é um assunto muito delicado. Enfrentamos muitas dificuldades para os eventos ligados ao negro. Geralmente os lugares que são oferecidos não tem infraestrutura nem de banheiro, nem de camarim. Como se o negro não pudesse estar no lugar chique. E essa é a nossa luta, a nossa briga para que o negro tenha visibilidade e possa estar num lugar muito bacana como qualquer outra pessoa. Uma coisa que faz falta para gente é representatividade negra nos espaços de poder, uma representatividade onde a gente pudesse efetivar as políticas públicas voltadas para o negro. Ter um negro, uma negra ocupando um cargo de poder e que nos atendesse através das políticas públicas, quanto as coisas que precisamos para o evento.

 

Informações

RudyNolasco – 67 992218938

belezanegrams@gmail.com

 
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo