2 de Fevereiro de 2016 às 12:05

FASUBRA participa do Seminário contra o PLS 555/15

Compartilhe

A + A -
[caption id="attachment_6839" align="aligncenter" width="640"]Retomada de discussões do projeto na Câmara dos Deputados segue em regime de urgência, de acordo com especialista Retomada de discussões do projeto na Câmara dos Deputados segue em regime de urgência, de acordo com especialista[/caption]

A representação da FASUBRA Sindical participou na manhã de quarta-feira, 27, do Seminário sobre o Projeto de Lei do Senado nº 555 de 2015, que visa privatizar empresas estatais. Realizado no Hotel San Marco – Setor Hoteleiro Sul, quadra 5, em Brasília-DF, o evento sob organização do Comitê em Defesa das Estatais formado por centrais e entidades sindicais discutiu ações para que o projeto não seja aprovado. A previsão de votação no Senado Federal é para o dia três de fevereiro, logo após o retorno dos parlamentares do recesso.

Tramitação urgente

De acordo com Luiz Alberto dos Santos, advogado, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e doutor em Ciências Sociais, a retomada de discussões do projeto na Câmara dos Deputados segue em regime de urgência. Se aprovado, retorna para a comissão emitir parecer. O relator da comissão na Câmara dos Deputados tem atuação no PL da Terceirização, já no Senado Federal o relator é Tasso Jereissati, um dos autores do PLS 555. Para Santos, há uma atuação discreta para aprovação do projeto e concordância do executivo, diante do contexto pró-privatização, reforçado pela mídia, devido à crise fiscal e escândalos envolvendo estatais (Petrolão/Eletrolão).

O especialista trouxe à luz os principais problemas e alternativas de solução para o substitutivo ao PLS 555, com parecer de dezembro de 2015. Na ocasião, Santos apontou que cabe à união criar leis que regulam normas gerais de licitação e contratação em todas as modalidades da administração pública, de acordo com o artigo nº 22 da Constituição Federal, parágrafo XXVII.

Segundo o advogado, o PLS 555 abrange toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista, da União, dos Estados, do DF e dos Municípios, que exploram atividade econômica, inclusive as que prestam serviços públicos e as que exploram atividade econômica sujeita ao regime de monopólio da União, ignorando a diferença entre as empresas existentes e sua complexidade.

O PLS 555/15, é o resultado de dois projetos de lei propostos pelos senadores Tasso Jereissati (PLS 167) e Aécio Neves (PLS 343), ambos do PSDB. O objetivo é mudar o estatuto jurídico de empresas públicas e de sociedades de economia mista para sociedade anônima (S/A).

(Fonte: Fasubra)
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo