[caption id="attachment_7248" align="aligncenter" width="3696"]
Participantes reforçam posição de não pagar pela crise brasileira diante das propostas políticas de retirada de direitos conquistados[/caption]
A abertura do IV Encontro Nacional dos Aposentados e Assuntos de Aposentadoria da base da FASUBRA aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07, no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). O evento, organizado pelos diretores Darci Cardoso e Maria Loura Silveira, titulares da pasta de aposentados e assuntos de aposentadoria, contou com a presença de mais de 200 aposentados e pensionistas da base da Federação de todo o país, que lotaram o auditório da universidade.
Na ocasião, os presentes foram saudados pelo coordenador geral Rogério Marzola, Eurídice Almeida (substituindo Leia Oliveira) e Edson Lima (substituindo Gibran Jordão) que falaram sobre a importância do evento e os desafios diante da conjuntura política e econômica de ataque aos direitos conquistados pelos trabalhadores e aposentados (Reforma da previdência e Reforma Fiscal.
Na sequência ao hino nacional brasileiro e à abertura oficial, os aposentados fizeram uso da palavra, expressando o sentimento de ser aposentado e ter que empreender ações para melhorar a vida daqueles que tanto contribuíram para a história das universidades. Também reafirmaram a decisão de não pagar a conta da crise brasileira, diante das ameaças e das propostas políticas de retirada de direitos trabalhistas conquistados, seja por meio da Reforma da Previdência ou da Reforma Fiscal, reiterando a fala dos coordenadores na mesa de abertura.
Com participação ativa, apresentaram sugestões sobre adicionar à luta da FASUBRA outros aspectos como: a violência contra o idoso, encontros regionais de aposentados, reposicionamento nas IFES, qualificação dos aposentados, participação nos conselhos superiores, inclusão dos aposentados das estaduais, proposta da federação para aumentar a participação nas atividades, dentre outros.
SISTA PRESENTEReafirmando o compromisso para com os aposentados e com os assuntos da aposentadoria, a coordenação estadual enviou uma delegação do SISTA/MS para participar do evento em Brasília, composta por representantes do GT Aposentados e também da direção do sindicato. O encontro na capital federal é de 7 a 9 de abril.
HOMENAGEMNa parte da manhã, os aposentados ainda prestaram um minuto de silêncio em memória dos companheiros aposentados, recentemente falecidos, Manoel Dante de Oliveira, Iris Passini e Maria Antônia Bertoni.
Para encerrar os trabalhos da manhã o Quinteto do Cerrado, da Universidade Federal de Goiás, realizou uma apresentação musical “à capela”.
(Ascom Fasubra/Sista)