Nos dias 09 e 10 de junho, os representantes nacionais e regionais do XXVI Seminário Nacional de Segurança dos Institutos Públicos de Ensino Superior (IPES) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), em Goiânia-GO. Participaram 22 vigilantes de diversas universidades.
Com o objetivo de organizar o evento, os coordenadores aprovaram a programação e data do seminário. De acordo com a organização, neste ano o seminário vai começar no domingo, porque os locais de debate e alojamento já estavam reservados para outros eventos. O seminário acontece de 01 a 06 de outubro na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Temas atuais
Na programação, serão abordados temas atuais como as consequências gerais das reformas, a segurança no contexto das reformas, a autonomia universitária e atuação da polícia nas instituições federais de ensino. Também será pauta de discussão a política na segurança da Fasubra, a experiência na UFG.
Serão ministrados mini-cursos sobre Criminologia: drogas e violência e Gênero e Assédio Moral. Serão realizadas atividades culturais e esportivas e no último dia acontece a eleição e posse da comissão organizadora para o próximo seminário.
Durante a reunião os coordenadores apresentaram os informes referentes a segurança nas universidades em que trabalham. Também foram unânimes sobre as demissões em massa de trabalhadores terceirizados nas instituições, entre os quais vigilantes, causando preocupação.
De acordo com a organização, “o concurso para o cargo de vigilante não acontece há mais de 20 anos, enquanto isso, ocorre um grande número de aposentadoria desses servidores. A demissão dos vigilantes terceirizados está sobrecarregando os poucos vigilantes orgânicos que ainda restam nos quadros das IFES e EBTT”, denunciaram os organizadores.
Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados