Índice acenado pelo governo não agrada e categoria aguarda nova proposta em greve
Depois de 52 audiências e rodadas de negociação, sem a apresentação de nenhum tipo de proposta, o governo federal, finalmente, acenou com índice de reajuste para os técnicos administrativos das universidades brasileiras.
Reunido com representantes da Fasubra e do Comando Nacional de Greve, o Ministério do Planejamento acenou para uma proposta de reajuste nos salários dos trabalhadores de 15%, a serem concedidos de forma escalonada nos próximos três anos.
Coordenação do sindicato diz que momento é de vigilância e fortalecimento do movimento
Apesar de aventar esta possibilidade, os representantes do governo não apresentaram esta proposta de forma oficial. Esse procedimento deve ocorrer durante esta semana. A proposta, no entanto, não tem a simpatia dos trabalhadores, que devem rejeitar o índice de apenas 5% de reajuste ao ano.
O sentimento de que o governo precisa melhorar a oferta aos trabalhadores foi manifestado na manhã desta terça-feira (7), durante assembleia realizada no pátio do setor de Vigilância, na UFMS.
Lucivaldo Alves dos Santos, da Coordenação Geral do sindicato, explica o encaminhamento do movimento para filiados em greve
Após receber a proposta oficialmente, a Fasubra deve apresentar uma contra proposta ao governo, fato que pode acontecer na próxima sexta-feira, dia 10. Até lá, a orientação da Federação e dos sindicatos para os trabalhadores é a intensificação da greve para mostrar a força do movimento, no sentido de sensibilizar o governo a conceder um índice digno.
ASSEMBLEIAS E ATOS
A coordenação estadual do SISTA/MS e os comandos locais de greve na UFMS e na UFGD continuam mobilizados no movimento paredista. Mais duas assembleias estão agendadas nesta semana, na capital e no interior. Em Dourados, os técnicos da UFGD analisam o aceno do governo para a categoria na manhã desta quarta-feira, às 9h, no anfiteatro da Unidade I, enquanto que em Campo Grande a próxima assembleia de greve será às 8h30m do dia 10 de agosto (sexta-feira) no pátio da Vigilância da UFMS.
No dia 9 de agosto, a partir das 8h, tem nova atividade de greve em Campo Grande. Os grevistas da UFMS participam de ato conjunto com os demais setores do funcionalismo público federal em greve. A atividade será realizada na Praça do Rádio Clube, no centro da capital.