A intervenção política do deputado eleito Dagoberto Nogueira (PDT) e de Maika Amaral, esposa do senador Delcídio do Amaral (PT) foram determinante na abertura de uma audiência com a Ministra Ideli Salvatti, de Relações Institucionais da Presidência da República, que esteve em Campo Grande.
A Ministra recebeu todo o movimento. Questionou se esta demanda já decorria de uma análise prévia do Ministério, o que foi confirmado, questionou se tínhamos o apoio da Reitora, o que confirmamos que sim. Feito os esclarecimentos destas perguntas, ela se comprometeu em fazer contato com o Ministro para solicitar uma atenção e uma resolução. Disse assim a Ministra: “Vocês querem que a Reitora de uma posição de quando o pagamento será efetuado, não é isso?”, nós respondemos que sim e esperávamos que fosse o mais breve possível. Por fim, a Ministra se comprometeu em fazer contato com Ministros e Secretários para uma resolução do impasse.
Além de Maika e Dagoberto, o encontro dos trabalhadores do HU com a ministra teve ainda a presença do deputado federal reeleito, Vander Loubet e do estadual Amarildo Cruz, ambos do PT. Na oportunidade, Vander se comprometeu em intervir junto à presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), caso o pagamento dos plantões trabalhados não fosse solucionado com ação política da ministra Ideli.