[caption id="attachment_7401" align="aligncenter" width="640"]
Federação argumentou sobre importância do cumprimento do acordo pelo atual governo, diante do cenário de instabilidade política e econômica[/caption]
Na tarde de quarta-feira, 27, o Grupo de Trabalho (GT) que discute o aprimoramento da carreira dos técnicos administrativos em educação se reuniu na Secretaria de Ensino Superior (SESu) no Ministério da Educação (MEC).
Participaram do encontro os representantes das seguintes entidades: FASUBRA Sindical; Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF); Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes/Forgepe); Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CCGP) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) do MEC.
A SESu abordou a racionalização com foco na atualização das descrições dos cargos como primeira fase do processo. O objetivo da racionalização é atualizar as descrições das atividades e dos fazeres dos trabalhadores e a aglutinação para futuras fases deste processo.
Prazo de cumprimento do acordo de 2015A FASUBRA solicitou a inversão da pauta e cobrou do governo uma posição sobre a expiração de cumprimento do prazo de alguns itens do Termo de Acordo de 2015, especialmente a cláusula sexta. A previsão de cumprimento era de 180 dias, após a data de assinatura do documento. De acordo com a SESu, os prazos foram cumpridos pelo MEC, porém, as ações que competem ao governo estão paradas no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
A Federação argumentou sobre importância do cumprimento do acordo pelo atual governo, diante do cenário de instabilidade política e econômica, o que causa insegurança nos trabalhadores.
A SESu se comprometeu formalmente a cobrar posicionamento do MPOG, e agendar uma reunião, no dia cinco de maio, para apresentar os informes referentes à cláusula sexta do Termo de Acordo.
Apresentação das contribuiçõesForam apresentadas as contribuições encaminhadas pela Andifes, CONIF e SINASEFE referentes à atualização dos cargos. A sistematização de dados não foi realizada pela SESu, que utilizou como base os materiais que já haviam sido encaminhados pela Fasubra em anos anteriores.
A FASUBRA solicitou o acréscimo de novos elementos à atualização dos cargos, com o material encaminhado pela base da Federação, resultado dos seminários de aprimoramento da carreira realizados no primeiro semestre de 2016. O material será encaminhado ao MEC para a próxima reunião.
DenúnciaA Federação também cobrou intervenção do governo diante das perseguições ocorridas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ameaças de demissão na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e corte de ponto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Em resposta, o MEC solicitou à FASUBRA o envio de relatório sobre a situação e se comprometeu a verificar o ocorrido
(Fonte: Fasubra)