A manhã de sexta-feira(21) nas unidades da UFMS em Três Lagoas foi marcada pela emoção. É que a atual direção do sindicato está percorrendo as unidades e setores de trabalho para distribuir uma publicação especial de resgate da história do SISTA/MS. Ao mesmo tempo, os dirigentes estão homenageando referências da luta e da construção da trajetória de lutas e conquistas nos 28 anos do sindicato, completados no dia 30 de junho passado.
[caption id="attachment_9589" align="alignnone" width="1040"]
Itacil dos Santos recebe homenagem e fala da trajetória de lutas[/caption]
[caption id="attachment_9590" align="alignnone" width="1040"]
Maria Luiza Tegon exibe homenagem e divide com a base[/caption]
Em Três Lagoas, as primeiras homenagens aconteceram na unidade 2, logo após a assembléia local da seccional local do SISTA/MS, contemplando Itacil dos Santos e Maria Luiza Tegon - militantes históricos do movimento e dirigentes do sindicato - e também Gerson Oliveira, primeiro tesoureiro do sindicato que também apoiou a criação do jornal do SISTA/MS:O Matraca. As homenagens foram entregues por Geraldo Rodrigues Gonçalves (coordenação geral), Antonio Fontinelli (Formação) e Sônia Santarosa (Aposentados).
[caption id="attachment_9594" align="alignnone" width="1040"]
Gerson recebendo homenagem de Sônia Santa Rosa[/caption]
[caption id="attachment_9591" align="alignnone" width="1040"]
Filiados/as junto com os homenageados na unidade 2[/caption]
Os dirigentes também estiveram na unidade 1 da universidade, onde entregaram o troféu personalizado e exemplares da publicação especial de 28 anos. Nesta unidade o homenageado foi Alex Queiroz, que teve militância ativa nos primeiros anos de fundação do sindicato.
[caption id="attachment_9593" align="alignnone" width="1040"]
Alex Queiroz recebe homenagem e não contém as lágrimas[/caption]
Ao receberam o troféu de reconhecimento pela história de lutas, os homenageados não contiveram as lágrimas ao relembrarem os longos anos de dedicação ao movimento. Expressão de palavras e de lágrimas de lutas. O reconhecimento da gestão 2014/2017 é personalizado, confeccionado em acrílico, com o nome do homenageado gravado na base da peça, pois é nela que as lideranças se sustentam.
Sobre a base existe uma colher de pedreiro simbolizando o edificador da obra – que é a história do sindicato – e ao lado dela alguns tijolos, que sintetiza o processo de sua construção.”SISTA/MS 28 anos de lutas e conquistas. Obrigado por ajudar construir esta história” é a mensagem de reconhecimento gravada na peça principal.