22 de Dezembro de 2011 às 13:38

HUs serão administrados por uma empresa

Compartilhe

A + A -
A Presidência da República sancionou no dia 15 de dezembro a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). Esta empresa será encarregada, principalmente, de fazer a gestão dos hospitais universitários brasileiros.

A criação desta empresa foi condenada pelo movimento sindical dos servidores das universidades brasileiras, uma vez que existe a preocupação da desvalorização do servidor público das universidades e a conseqüente precarização da mão-de-obra.

O SISTA/MS realizou, no âmbito de sua atuação, diversos atos contra a implantação da EBSERH, por entender que, na prática, ela inicia um processo de privatização dos hospitais universitários.



ACOMPANHAR
Lucivaldo Alves dos Santos, coordenador geral do SISTA/MS, lamenta a sanção da lei porque sua aplicação, na prática, ainda é uma grande incógnita. “Infelizmente perdemos esta batalha porque a voz do movimento sindical dos servidores não encontrou eco suficiente para sensibilizar o Congresso Nacional sobre o risco de se privatizar os HUs”, comenta o dirigente.

Como já virou lei, o que resta agora é acompanhar o processo da implantação da EBSERH, bem como sua atuação e relação com os trabalhadores. “Nós lutamos contra porque uma das grandes preocupações é como será a contratação de pessoal, pois existe um temor de que o servidor público concursado seja desvalorizada neste processo, enquanto a mão-de-obra dos trabalhadores seja precarizada ainda mais”, assinala a Coordenação Geral do SISTA/MS.
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo