A atual direção do SISTA/MS valoriza, respeita e incentiva todas as boas práticas que venham somar para beneficiar os/as filiados/as e a categoria como um todo. Em função deste compromisso, a direção sempre procurou estabelecer parcerias para a realização de ações e também de serviços. Uma das parcerias estabelecidas nesta gestão foi na área contábil para a realização de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) com taxa social.
[caption id="attachment_9912" align="alignnone" width="994"]
Contador Márcio de Aquino, companheiro filiado fazendo declaração de Imposto de Renda com taxa social na sede do sindicato[/caption]
Esta prestação de serviço ao filiado foi feita pelo contador filiado Márcio de Aquino, trabalhador da UFMS, de conduta ilibada e com reconhecimento profissional dentro e fora da universidade. Para realizar a prestação do serviço, a direção cedeu as instalações do sindicato duas vezes por semana - entre fevereiro e abril - nos anos de 2016 e 2017, sempre depois do horário de trabalho na UFMS do contador e dos/as demais trabalhadores/as.
Márcio de Aquino foi o candidato mais votado para as eleições independentes para o Conselho Fiscal do SISTA/MS e num determinado momento da campanha - e mesmo depois dela - ele foi acusado de estar usando o sindicato para auferir remuneração extra. A afirmação não é verdadeira e por isso a atual direção do sindicato fez uma Declaração de apoio e Reconhecimento a seu trabalho que, em alguns casos, foi realizado em forma de doação profissional. Além da taxa social ser bem inferior ao valor praticado pelo mercado para este tipo de procedimento.
O documento é assinado por membros da direção e atesta a idoneidade da parceria e o propósito social com base no benefício para o/a filiado/a que desfrutou do serviço. Num trecho da declaração, o documento da direção afirma que os benefíciários dessa ação também não viram nenhuma exploração neste projeto e a maior prova foi o aumento extraordinário pela prestação deste serviço de um ano para outro.
"A bem da verdade e contra possíveis mentiras, maldades e calúnias, assinamos a presente, para atestar e reafirmar esta parceria de sucesso para o público filiado", finaliza a declaração da direção.