A AIDS é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). É considerada um dos maiores problemas da atualidade, pelo seu caráter pandêmico (ataca, ao mesmo tempo, muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade.
Qual o agente envolvido?
O HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+). A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que normalmente não são capazes de desencadear males em pessoas com o sistema imunológico normal.
As manifestações clínicas variam desde um quadro gripal até uma síndrome que se assemelha à mononucleose. Os sintomas podem ser divididos em duas fases: Fase sintomática inicial: candidíase oral; sensação constante de cansaço; aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e no pescoço; diarréia; febre; fraqueza orgânica; transpirações noturnas; e perda de peso superior a 10%.Infecção aguda: sintomas de
infecção viral, como febre, afecções dos gânglios linfáticos, faringite, dores musculares e nas articulações; ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias; feridas na área da boca, no esôfago e nos órgãos genitais; falta de apetite; estado de prostração; dores de cabeça; sensibilidade à luz; perda de peso; náuseas e vômitos.
Como se transmite?
O HIV pode ser transmitido por sangue, esperma e secreção vaginal ou pelo leite materno. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da Aids, pode transmitir o vírus. Por isso a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Como tratar?
A Aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo Governo. Ao procurar ajuda médica em um dos hospitais especializados em DST/Aids, o paciente terá acesso ao tratamento anti-retroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.
O atendimento é garantido pelo SUS, por meio de ampla rede de serviços.O Brasil distribui 15 medicamentos anti-retrovirais na rede pública de saúde. Esses medicamentos retardam o aparecimento da Aids e possibilitam maior qualidade de vida ao portador do vírus. Os anti-retrovirais agem na redução da carga viral e na reconstituição do sistema imunológico.
Como se prevenir?
- Usar corretamente preservativos nas relações sexuais.
- Usar apenas agulhas e seringas descartáveis.
- As gestantes devem fazer o teste de Aids e começar o pré-natal o mais cedo possível