Diego Gonçalves Rodrigues, diretor de Políticas Sociais do SISTA/MS e da Fasubra, no intercâmbio de trabalhadores brasileiros de Moçambique e Angola
Como parte do projeto de juventude da ISP Brasil SASK/JHL jovens trabalhadores do serviço público brasileiro participaram de um intercâmbio com jovens trabalhadores de Moçambique e Angola e os trabalhadores da base do sindicato JHL da Finlândia, que financia o projeto. A delegação brasileira foi composta por cinco jovens e a FASUBRA foi representada pelo coordenador de Políticas Sociais, Diego Gonçalves Rodrigues, jovem trabalhador da UFMS.
Esse projeto tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades para trabalhadores jovens no serviço público com incentivo à filiação e formação política para fortalecer o movimento sindical. O comitê de Juventude da ISP Brasil já vem trabalhando nesse projeto por cerca de três anos e nesse momento o projeto prevê a troca de experiências entre os trabalhadores brasileiros e os trabalhadores de países de língua portuguesa na África Austral.
O encontro teve início na quarta-feira dia 21 de novembro com a apresentação do projeto e um diagnóstico acerca das dificuldades enfrentadas pela juventude para ingressarem no serviço público em meio ao processo de terceirização e precarização destes serviços além dos desafios do movimento sindical para acolher e organizar esses trabalhadores.
No grupo de trabalho tivemos, com a apresentação de Diego, a oportunidade de mostrar o resultado das discussões, o diagnóstico da conjuntura brasileira e o quanto os brasileiros conheciam dos desafios dos nossos companheiros(as) da África. Também, no dia 22, foram apresentadas propostas de como se estabelecer um intercâmbio entre os quatro países.