15 de Julho de 2020 às 10:25

Jurídico do SISTA/MS consegue liminar para suspensão de financiamento de filiado vítima de golpe bancário

Compartilhe

A + A -

O corpo jurídico do SISTA/MS conseguiu na semana passada, uma decisão liminar na justiça estadual, que garante a suspensão da cobrança de financiamento de filiado vítima de estelionato.


Na ocasião, um dos filiados ao fazer contato com banco para quitar determinado financiamento, foi informado de que a Instituição Financeira possuía canal próprio via whatsapp para negociação.


Como havia ligado no SAC do banco, acreditou na informação passada e fez contato, mal sabendo ele que, na verdade, tratava-se de golpe bancário. Somente após o pagamento de boleto para quitar sua dívida foi que o filiado se deu conta de que havia sido enganado.


Após contato com a equipe jurídica do SISTA/MS, foi ajuizada uma ação para reputar válido o pagamento, visto que, trata-se em verdade de uma falha na segurança do banco, sendo que em sede liminar, o juiz da causa já deferiu a suspensão da cobrança do financiamento.


Neste sentido, há forte entendimento que os bancos são responsáveis por falhas em sua segurança que possam lesar seus clientes, como por exemplo, o pagamento de boletos adulterados.


A equipe jurídica lembra ainda que, tais golpes têm sido frequentes e que os filiados devem estar atentos pois, via de regra, bancos não fazem contato via whatsapp, ou mesmo por e-mail com links de sites, principalmente em se tratando de negociação de dívidas.


Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo