|
Trajetória de Adilson no teatro e na capoeira é registrada em livro |
Foi lançado em novembro passado o livro “A Capoeira no teatro da Vida”, onde retrata os 25 anos de atuação do Grupo Quilombo de capoeira, que é liderado pelo Mestre Adilson, servidor da UFMS filiado ao SISTA/MS e acadêmico do curso de Artes Cênicas.
O livro foi lançado durante a semana de Comunicação da UFMS e sua confecção teve inicio no ano de 2009, como trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos de Jornalismo José Carlos Prado e Adriane Mascaro de Souza, e da estudante Claudislaini da Silva Leite, do curso de Artes Visuais.
Apesar de os três estudantes terem concluído seus cursos, o projeto do livro não foi esquecido e eles finalmente conseguiram realizar o sonho dois anos depois de iniciado o projeto. Claudilene, por exemplo, freqüentou as aulas de capoeira do Grupo Quilombo de Mestre Adilson para tirar fotos e fazer pesquisas. “Ela não ficou apenas na parte teórica”, observa orgulhoso o mestre de capoeira.
Mestre Adilson informa que o Grupo Quilombo não ensina apenas a arte da capoeira, mas também procura formar cidadãos para a luta cotidiana. “Mostramos a força que todos nós temos para transformar as coisas e promover as mudanças que beneficiam a coletividade. “É uma convivência legal , como se fosse uma grande família, combatendo tosos os tipos de discriminação e preconceito”, enfatiza Adilson, destacando o compromisso que o grupo tem com a temática afro.