5 de Maio de 2021 às 11:57

Mudança do Estatuto da UFMS: contribuições para alterações devem ser feitas até 10 de maio

Compartilhe

A + A -
Foi ampliado para 10 de maio o prazo para a comunidade acadêmica encaminhar contribuições para as alterações propostas no Estatuto da UFMS. A Comissão de Revisão e Consolidação das propostas apresentadas referentes à alteração do Estatuto disponibilizou a toda a comunidade uma consulta pública.

Como enviar a contribuição

 A aba UFMS Participativa deve ser acessada no espaço Acesso à Informação do portal institucional. Por meio desta ferramenta, professores, técnicos e estudantes podem comentar, dar sugestões e opinar antes de tomadas de decisão da administração central e dos conselhos superiores da Universidade. Para facilitar o envio de manifestações pela comunidade acadêmica, a Comissão disponibilizou lado a lado a íntegra do Estatuto vigente e a proposta apresentada, com marcações das alterações no texto.

Segundo a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças e presidente da Comissão, Dulce Maria Tristão, “a proposta de alteração do Estatuto não muda a essência do que hoje está vigente, pelo contrário, ela traz pequenos ajustes, alterações referentes a contribuições que vem ao longo dos últimos ano sendo apresentadas. Uma das mudanças é inserção dos temas inovação e empreendedorismo. Em relação à origem dos recursos financeiros, propõe a inclusão dos fundos patrimoniais. Inclui também as agências que existem hoje como unidades da Administração Central, além de reorganizar alguns textos para o seu aprimoramento e aperfeiçoamento”.

De acordo com a pró-reitora, outras alterações se referem à nomenclatura de componentes dos conselhos de graduação que passaram a ser diretores e não mais coordenadores, e à atualização da participação dos acadêmicos da pós-graduação nos conselhos.

SISTA/MS aponta pressa e falta de debate aprofundado

 Para o SISTA/MS, sindicato que representa os técnicos-administrativos, a proposta de alteração no Estatuto da UFMS foi apresentada de forma apressada e com mudanças que alteram pontos importantes da “Constituição da UFMS”.

Segundo Waldevino Basílio, coordenador geral do SISTA/MS, os servidores foram surpreendidos com a convocação do Conselho Diretor no dia 3 abril que incluía a proposta. “Sendo que os documentos chegaram nas mãos dos conselheiros para avaliação no dia 5 de abril, à tarde, para discussão e aprovação no dia 8 de abril. Não foi dado o tempo necessário para que os diversos segmentos da universidade pudessem conhecer, debater e opinar sobre propostas que têm sim profundo impacto sobre a UFMS. Tentaram passar a boiada. Mas com a reação que ocorreu em todos os setores da universidade a proposta foi tirada da pauta no dia 8”. Para Basílio, mudanças no Estatuto devem ser precedidas de um debate profundo "sobre todas as implicações de eventuais alterações”.

O SISTA/MS convoca os servidores para que participem desse debate, de modo a evitar prejuízos futuros para a categoria e para a universidade como um todo.

(Com informações do site da UFMS)
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo