A atual coordenação do SISTA/MS tem a consciência do papel da mulher e, principalmente, respeita sua luta enquanto ser humano e de companheira para a construção de um mundo cada vez melhor. Neste sentido, a direção desde que tomou posse já realizou diversas ações em defesa da mulher e de sua valorização constante, lutando também contra todas as práticas de violência.
Além de homenagear as mulheres pelo seu dia em 8 de março com a entrega de um brinde às companheiras presentes à assembléia do dia 3, o sindicato já havia realizado outros três eventos desde o dia 1 de outubro do ano passado. A primeira ação foi o Outubro Rosa, de prevenção e luta do câncer de mama; em seguida registrou com outdoor o Dia Internacional de Luta de não Violência à Mulher; e finalizou o ano com uma assembléia histórica em 27 de novembro que reconheceu o trabalho das mulheres na construção do SISTA.
Durante a assembleia, a atual direção do sindicato reconheceu, em vida, o trabalho e a dedicação das companheiras Artemísia Mesquita de Almeida, Maria Rita Stringhetti de Toledo, Niversina Soares e Márcia Cristina Gonçalves de Freitas, que foram dirigentes do SISTA nos primeiros anos de sua criação.
O gesto de reconhecimento pela contribuição dada à luta foi convocando-as para ocupar os lugares de destaque na mesa diretora da assembleia, que foi secretariada por Márcio Saravi de Lima, da coordenação geral do sindicato. Além de dirigirem a assembleia, Artemísia – que presidiu o ato -, Maria Rita, Niversina e Márcia Cristina foram homenageadas com buquês de flores.
O buquê de flores oferecido à Artemísia Mesquita de Almeida foi entregue pelo advogado Ricardo Curvo, assessor jurídico do sindicato. Ela já foi presidente do SISTA e atualmente está na direção nacional da Fasubra.
Maria Rita de Toledo foi homenageada pelo então coordenador geral Walter Gomes de Sousa e ficou emocionada em ter seu trabalho reconhecido. Ela presidiu o SISTA em seus primeiros anos de criação e atualmente está em João Pessoa, onde se aposentou trabalhando na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A homenagem a ex-presidente do SISTA Niversina Soares foi feita por Márcio Saravi de Lima, da coordenação geral do sindicato. Ela recebeu um buquê de flores e se emocionou por ser homenageada em vida.
A quarta homenageada com flores pela atual direção do SISTA foi Márcia Cristina Gonçalves de Freitas. Ela foi vice-presidente do sindicato e também ocupou cargo nacional representando a entidade na Fasubra, na pasta de Aposentadoria. O buquê de flores à Márcia foi entregue por Juarez Rodrigues Ferreira, da coordenação de comunicação do SISTA.
As homenageadas não esconderam a emoção de serem reconhecidas em vida pelo trabalho desenvolvido no sindicato. Elas agradeceram o gesto da atual direção da entidade, bem como a aprovação manifestada pelas centenas de pessoas.
As demais mulheres presentes à assembleia receberam flores em sinal de boas vindas e de agradecimento pela participação.