A dois meses da coleta de votos do Plebiscito Popular pela Constituinte, as organizações que constroem o plebiscito realizam diversas ações de caráter nacional na próxima segunda-feira (07.07.2014).
Na capital sul-mato-grossense, movimentos sociais realizarão um Ato Público em frente ao Banco Bradesco (esquina da rua Candido Mariano com a 13 de Maio) que é um dos principais financiadores privados de campanhas eleitorais. As ações ainda acontecem ao menos em mais 12 estados brasileiros.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujas coletas de votos acontecem na semana da pátria, entre os dias 1 a 7 de setembro/14.
Plebiscito Constituinte
Desde agosto de 2013, em todo o Brasil mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos constroem a ferramenta do Plebiscito Popular para promover mudanças no sistema político brasileiro.
Durante a semana da pátria, a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político, com uma pergunta única: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político? ”
O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para fazer uma Reforma Política. Atualmente, já foram construídos mais de 500 comitês populares em todo o Brasil, espaço em que um grupo de pessoas interessadas em realizar o Plebiscito, seja na sua cidade, escola, bairro ou associação comunitária, entre outros, se aglutina para realizar ações de divulgação e formação da atividade.
Informações à imprensa
No Mato Grosso do Sul, os movimentos sociais estão preparando um dia de diálogo e sensibilização da população, onde pretendem abordar os/as cidadãos/ãs e orientar sobre a importância da Reforma do Sistema Político para o Brasil e como participar do Plebiscito Popular.
As organizações que constroem o Plebiscito Popular em Mato Grosso do Sul são: AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; CUT-MS – Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul e seus Sindicatos filiados, CEDAMPO – Centro de Documentação dos Movimentos Populares, DACLOBE – Diretório Acadêmico Clóvis Beliváqua, CDDH Marçal de Souza – Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, FEUMAMS – Federação Estadual das Uniões das Associações de Moradores de MS, FJCG – Fórum de Juventudes de Campo Grande, MMC-MS – Movimento de Mulheres Camponesas, MCLRA – Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária, MST-MS – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, PCdoB-MS – Partido Comunista do Brasil, PT-MS – Partido dos Trabalhadores e RECID-MS – Rede de Educação Cidadã.
SERVIÇOO quê: Manifesto pela Reforma Política
Quando: dia 7 de Julho, Segunda-feira
Onde: Em frente ao Banco Bradesco (esquina da rua Candido Mariano com a 13 de Maio)
Mais informações: Secretaria Operativa Estadual
Walkes Vargas: (67) 3325-9406 / plebiscitoconstituintems@gmail.com