A direção do SISTA/MS emite este esclarecimento, reconhecendo o erro, ao divulgar a implantação das 30 horas semanais nos ambulatórios do NHU/UFMS. Em noticia divulgada no informativo
O Matraca, de dezembro de 2013, postado também no site da entidade, deixou a entender que as chefias dos ambulatórios e a diretoria de enfermagem haviam implantado uma jornada de 30 horas no hospital, fato que estes departamentos não têm autonomia para isto, que é uma atribuição apenas da administração central.
O que ocorreu na verdade foi um acordo entre departamentos para ajustar o trabalho das equipes e, consequentemente, melhorar e agilizar o atendimento e a prestação de serviços à população. O ajuste foi um ato pontual, acordado entre setores e não uma convenção trabalhista para implantação de uma jornada diferenciada daquela que está estipulada em lei.
A diretoria de enfermagem do NHU, principalmente, reitera que não promoveu a implantação de jornada de trabalho reduzida, mesmo porque esta concessão não cabe a ela e sim a instâncias superiores.
O SISTA/MS, por sua vez, publica esta correção e, desde já, pede desculpas se a notícia veiculada causou desconforto ou algum tipo de transtorno.