Leiza (Aquidauana), Michael (Corumbá) e Guilherme (Ponta Porã) destacam participação no XXII CONFASUBRA
A delegação de trabalhadores da UFMS que participou do XXII Confasubra foi mesclada por integrantes experientes em caravanas com militantes que estão iniciando agora a atuação no movimento sindical. Os participantes considerados novatos, principalmente os que trabalham nos campus do interior, avaliaram como positiva ter participado do congresso, realizado de 4 a 8 de maio na cidade mineira de Poços de Caldas. Segundo eles, o evento serviu para adquirir experiência e conhecimentos de como funciona o movimento sindical dos trabalhadores nas universidades públicas brasileiras.
Conforme Guilherme Roberti Omine, delegado eleito representando o campus de Ponta Porã, a participação no congresso foi bastante válida. "Tive a oportunidade de conhecer a vivência de companheiros de outros estados e esta experiência eu vou levar para os demais colegas de meu campus. A aquisição de novos conhecimentos vai reforçar a luta por melhores condições de trabalho e salário de todos nós", avalia Guilherme.
Para Michael Elson Ferreira, delegado eleito no campus de Corumbá a participação no congresso foi de grande valor. "No congresso nacional da categoria tivemos a oportunidade de conhecer a realidade do movimento por meio das palestras sindicais, uma experiência que ainda não tinha vivido. A partir de agora vou estar muito mais integrado e engajado na luta por uma sociedade melhor para todos", disse.
A trabalhadora Leiza Inara, do campus de Aquidauana, participou do congresso como observadora e disse que ele serviu muito como experiência. "A gente aprende como funciona o movimento sindical. Fiquei triste em alguns momentos por ver algumas práticas já ultrapassadas, mas também vi posições que se identificam com os mais jovens. E isto é uma esperança de mudança e de novas conquistas para todos nós", afirma Leiza.