18 de Maio de 2009 às 16:15

O Meu Local de Trabalho

Compartilhe

A + A -
Hospital Veterinário/FAMEZ
*Publicado no Jornal "O Matraca" 03/2009

Transferido para o atual local desde o ano de 1981, na gestão do Reitor Edgard Zardo, O Hospital Veterinário da UFMS, está vivendo seus piores dias, se não for o fim de sua sobrevivência. No inicio de sua instalação, possuía uma área de mais de 40 hectares, porém, com a construção da Avenida Interlagos, cortando ao meio a Universidade, teve uma redução de 11 hectares, o que certamente influenciará no trabalho de campo desenvolvido pelos alunos, professores e técnico-administrativos que ali trabalham.
Desde sua criação, muitos profissionais ali se formaram, levando para comunidade sulmatogrossense e para o Brasil, profissionais qualificados e, projetos de grandeza nacional e internacional, como possuir um dos únicos laboratórios do país capaz de realizar com segurança os exames para detectar a proteína causadora da doença da “Vaca-Louca”, bem como o descobridor do vírus da anemia infecciosa eqüina no cavalo pantaneiro.
Nosso HV já foi referencia municipal para atendimentos em animais de pequenos e grandes portes, hoje isto já não existe mais. Muitos profissionais que ali trabalharam, preferem desenvolver suas atividades nas Universidades e Clínicas Particulares, pois as estruturas ali existentes não lhes dão mais conforto para suas experiências.

Dentre os vários problemas ali encontrados, temos que destacar alguns de extrema importância para a saúde do trabalhador, por exemplo:

LABORATÓRIOS – Diversos equipamentos obsoletos, com defeitos e sem nenhuma condição para trabalho;

SISTEMA DE ESGOTO – Desde sua inauguração, todo material liquido descartado como: excrementos, sangue, reagentes químicos dos laboratórios, formal, xelol, etc. são despejados diretamente no único sistema de esgoto de captação existente, ou seja, fossas sépticas, pois nunca existiu ali uma sistematização para armazenar estes resíduos, principalmente os contagiosos; somente agora que começaram os trabalhos para organizar o sistema de esgoto do HV.

POÇO ARTESIANO E CAIXA D’ÁGUA – A caixa d’água fica no mesmo terreno do Hospital, porém em desnível em relação às fossas sépticas, ou seja, possivelmente a água ali coletada e servida aos técnicos, alunos e professores, está contaminada com estes resíduos,

MATA CUPINS E FORMIGAS – Está sendo utilizando os restos de formol e xelol, o que conseguem armazenar, para jogar em formigueiros e cupinzeiros, o resultado é excelente, porém não se sabe ainda quais prejuízos estes produtos podem causar a natureza, haja vista que, são despejados diretamente no terreno infestado, sem saber a proporção exata e, provavelmente se estes resíduos entrem em contato com o lençol freático. Lembram-se da caixa d’água?

GALPÃO PARA AULA PRÁTICA - O galpão construído para execução de aula prática de apicultura está “selado”, com sua estrutura apodrecida e com GRANDE risco de desabar, tornando impossível de alguém ficar ali em baixo.






Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo