No mês de outubro a nova coordenação do Sista prestigiou a posse dos diretores das seccionais de Corumbá e Aquidauana, visando a união da categoria e um melhor desempenho para a inter-relação de todos os envolvidos na defesa de todos os servidores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
POSSE COORDENAÇÃO AQUIDAUANA (CPAQ) 2017/2020 Ademar da Silva, Edimar Rocha, Guilherme Pinheiro, Diego Fialho, Lucimara da Silva e Mauro Sérgio são os novos Coordenadores da Seccional de Aquidauana. Eles foram empossados no dia 3 de outubro, na presença alunos, professores, servidores e representantes de Sindicatos e movimentos sociais daquela cidade.
Valdecy Souza de Oliveira, que encerra seu mandato, agradeceu a todos pelo apoio recebido durante o mandato de sua coordenação. Registrou o orgulho e satisfação que sentiu como representante dos Técnicos Administrativos de Aquidauana, lembrando das várias lutas travadas e a importância que teve a participação das pessoas.
Em suas palavras “um gesto, uma expressão de apoio ou de confiança, é tudo o que precisamos para continuar na luta e na defesa dos trabalhadores. Algumas vezes sentimos que vamos fraquejar. Nesse momento, lembramos dos nossos compromissos com a categoria e, isso renova nossas forças e a nossa disposição”.
Encerrou desejando sucesso aos novos representantes, colocando-se totalmente a disposição para quaisquer atividades que o Sindicato necessitar. Afinal, “o Sista somos todos nós”, finalizou.
“Precisamos ter Deus na frente em todas as coisas que pretendemos fazer”, afirmou Ademar da Silva, falando em nome da Coordenação empossada. “Conseguimos montar uma equipe composta com pessoas das mais diferentes formações. Alguns mais novos e outros, com mais idade. Em comum, temos nossa disposição para organizar a categoria e contribuir nas lutas”.
Em suas palavras, os desafios são imensos. Existem problemas a serem debatidos e solucionados, tanto no Câmpus, como em toda a UFMS.
"Os trabalhadores pagam cada vez mais e, têm menos direitos. Os ricos pagam cada vez menos, para terem direitos ilimitados"
Bastante aplaudido, finalizou convidados os presentes para um coquetel, solicitando o apoio e ajuda de todos para lutar junto o bom combate.
O novo coordenador jurídico do Sista, Carlos Simões, reafirmou a proposta de campanha, em aproximar o sindicato com suas seccionais melhorando a relação entre elas. Que a nova coordenação do Sista pretende fazer a unificação do sindicato com as suas seccionais assim como manter a base informada das atuações, podendo assim garantir mais força nas lutas que virão futuramente.
POSSE COORDENAÇÃO CORUMBA (CPAN) 2017/2020 No dia 9 de outubro foi empossada a nova Coordenação do Cpan, composta por Michael Ferreira, Marcus Vinicius, Gilberto Xavier, Franciele Ariene, Daniel Cuellar e Josiane Paula. Um detalhe importante é o fato de que todos são jovens, na faixa dos 25 aos 35 anos de idade.
Fernando Lara, que terminou sua gestão, enfatizou que durante o mandato de sua coordenação, buscaram a integração e participação de todos, apesar das dificuldades financeiras.
Agradeceu a todos pelo apoio durante o seu mandato, pela participação nas manifestações, paralisações e atos, tanto no Estado, quanto em Brasília. Lembrou da importância dos cursos de capacitação que chegarem aos campi do interior, ressaltando a necessidade de termos um plano de qualificação para os servidores técnicos-administrativos da universidade. Ponderou que sem o voto paritário entre técnicos, acadêmicos e docentes, a universidade nunca será de fato democrática!
Finalizou parabenizando a nova Coordenação, desejando muito sucesso diante de todos os desafios colocados, se colocando a disposição para eventuais tarefas futuras.
O Diretor do Câmpus. Professor Aguinaldo da Silva, parabenizou a gestão que ora encerrava e desejou sucesso para a gestão 2017/2020, lembrando que a mesma coincide com seu mandato.
Na sua opinião, o Sindicato deve conversar com os servidores para que estes apontem as demandas locais em cursos de qualificação e capacitação, evitando no entanto, que sejam considerados privilégios.
Falou que a Direção de Câmpus se coloca a disposição para solução dos problemas e está aberta ao diálogo permanente.
A Coordenação Estadual do Sista-MS, fez-se presente nas pessoas dos coordenadores Euclides de Oliveira (Jurídico), Edson Barbosa (Finanças), Juarez Pereira (Aposentados) e Waldevino Basílio (Geral), que agradeceram a participação de todos e parabenizaram a coordenação que ora se encerrava, por ter conseguido unir os trabalhadores, tanto nas lutas quanto nos eventos sociais.
Lembraram que os desafios são muitos e “que a melhor chance de vitória, será através da união e participação de todos. É fundamental que superemos nossas divergências para enfrentarmos unidos, um governo acusado de corrupção que, tem por principal objetivo destruir os direitos dos trabalhadores. Para isso, já fez a reforma trabalhista, limitou os investimentos em saúde e educação pelos próximos vinte anos. Um governo ilegítimo, que corrompe e suborna senadores e deputados, para aprovar a reformas que beneficiam os ricos”, enfatizou o coordenador geral.
Encerrou desejando sucesso a nova gestão, enfatizando que a Coordenação Estadual está a disposição de todos para buscar soluções conjuntas para os problemas da categoria.
O Coordenador eleito Michael, agradeceu o apoio recebido, enfatizando que a nova gestão se esforçará ao máximo para corresponder aos anseios de todos.
Frisou que, “apesar de minha pouca experiência e juventude, tenho visto a truculência do governo federal durante as manifestações ocorridas em Brasília, quando é usado todo o aparato policial na repressão aos manifestantes, tratando o povo que luta por seus direito, como se fossem bandidos”.
Reiterou que conta com a ajuda de todos, de mamando a caducando, pois sabe que a tarefa será árdua e os desafios serão diferentes a cada instante. Cobrou uma participação mais efetiva da Coordenação Estadual do Sista, nas demandas do Câmpus e afirmou que buscará o diálogo com a Direção do Cpan, dentro do respeito e da ética. Lembrou que é essencial a participação da categoria em todos os eventos convocados pelo Sindicato, e que o sucesso depende da união de todos.