23 de Maio de 2022 às 06:29

PAS: ataque à saúde do servidor da UFMS

Compartilhe

A + A -

  O PAS/UFMS, o Programa de Assistência à Saúde dos servidores da UFMS, mais uma vez está sob ataque. Uma proposta que será levada para a primeira reunião do colegiado, nesta segunda (23) propõe alterações perigosas para o futuro do nosso programa.


  Veja abaixo a Carta Aberta divulgada pelos representantes dos servidores no PAS, explicando a situação.


CARTA ABERTA AOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA UFMS


 PAS-UFMS NOVAMENTE SOB ATAQUE


 Senhores beneficiários, nós representantes indicados pelo SISTA-MS no Colegiado do PAS-UFMS, Comissão de Negociação de Tabelas e Representantes de Campus, ao fazermos a leitura da proposta de alterações do Regimento que estará sendo levada para a Primeira Reunião do Colegiado do Programa de Assistência à Saúde da UFMS, segunda-feira, dia 23 de maio de 2022, verificamos que existem diversas propostas de alterações no Regimento do PAS e do Colegiado, nas quais, propõem mudanças extremamente perigosas para a continuidade do funcionamento do Programa.


  Foi lançada uma “cortina de fumaça” à nossa comunidade com a divulgação de uma Resolução Ad Referendum mudando o fator participativo nas consultas e internações, deixando escondidas algumas propostas de alterações no Regimento Interno que interfere diretamente com seu funcionamento e na participação dos membros que compõe o Colegiado. Estamos apresentando somente algumas alterações propostas para verem o tamanho da mudança na estrutura do PAS-UFMS, se elas forem aprovadas: 1 – Exclusão da Representação dos Aposentados no Colegiado; 2 – Em caso de vacância de membro indicado por sua Entidade, o Pró-Reitor automaticamente indicaria o seu substituto; 3 – Extinção da Comissão de Negociação de Tabelas; 4 – Formato de autogestão e 5 – Tirar do Colegiado o caráter deliberativo.


  Com a retirada do representante indicado pela Associação dos Aposentados, o PAS-UFMS ficará sem o representante desses beneficiários. No caso da vacância de um membro indicado por sua Entidade de Classe e o Pró-Reitor indicando o substituto, poderá acontecer justamente a perda da proporção de peso nas decisões, pois com certeza o indicado pelo Pró-Reitor dificilmente tomará decisões contra ele. Para a situação do Colegiado aprovar as propostas de alterações de tabelas e honorários, poderia cair justamente na maior preocupação que sempre tivemos com o nosso PAS, pois existe uma Comissão de Negociação de Tabela composta por três membros indicados pelo SISTA (1), pelo Colegiado (1) e UFMS (1) para fazer justamente esse trabalho que julgamos idôneo e de competência técnica. Em momentos passados, o próprio Gestor do Programa fazia essa negociação direta com médicos e fornecedores, então éramos obrigados a aceitar o que o fornecedor nos cobrava.


  Por isso foi criada a Comissão de Negociação de Tabelas, pois ela realiza o estudo técnico da proposta de reajuste em negociação, apresenta ao Coordenador do PAS-UFMS e posteriormente apreciada/aprovada pelo Colegiado. Com relação a Autogestão, esclarecemos que o PAS-UFMS é um serviço prestado diretamente pelo órgão, não somos classificados como autogestão, se fossemos teríamos registro na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, ou seja, reajustes anuais do PAS-UFMS pelos índices apresentados pela ANS, certamente inviabilizando a existência do Programa. E na retirada do poder deliberativo do Colegiado, seremos apenas coadjuvantes nas decisões ali tomadas.


  Portanto senhores beneficiários, estamos alertando para essas possíveis alterações que implicarão diretamente nas nossas vidas e principalmente na continuidade da manutenção do Programa de Assistência à Saúde da UFMS. Continuaremos atentos a todos os movimentos dos atuais gestores do PAS. Afinal, nosso Programa foi criado no ano de 1992 com a finalidade de atender nossa comunidade composta por servidores técnicos administrativos e docentes.


  Nós legítimos representantes da Entidade SISTA-MS estamos atentos a todos os movimentos. No próximo dia 05/06/2022 o PAS-UFMS completará 30 anos e jamais deixaremos de lutar pela continuidade do nosso Programa, e por termos representações de todas as categorias.


   O PAS-UFMS é nosso!!!

Campo Grande – MS, 22 de maio de 2022

Lucivaldo Alves dos Santos


(Coordenador Geral do SISTA-MS - Representante do SISTA-MS na Comissão de Negociação de Tabelas do PAS-UFMS)


Filomena Gomes de Souza


(Coordenadora Jurídica do SISTA-MS - Representante do SISTA-MS no Colegiado
do PAS-UFMS)


http://www.sistams.org.br/2022/05/funcionalismo-federal-segue-na-luta-pela-recomposicao-salarial-de-1999-ja.html

http://www.sistams.org.br/2022/05/empossada-nova-coordenacao-do-sista-ms.html

http://www.sistams.org.br/2022/05/mais-uma-tentativa-de-golpe-contra-aposentados.html

http://www.sistams.org.br/2022/04/stf-decisao-torna-possivel-conversao-de-tempo-especial-insalubridade-periculosidade-em-comum-facilitando-aposentadoria.html

http://www.sistams.org.br/2022/05/servidores-criticam-portaria-que-permite-salarios-acima-do-teto-para-quem-tem-mais-de-uma-remuneracao.html
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo