26 de Novembro de 2021 às 06:36

Piso da Enfermagem: categoria precisa se unir, diz enfermeira do HU/UFMS

Compartilhe

A + A -

A enfermeira Arlene Ladislau esteve junto com a delegação de MS em Brasília no movimento pela aprovação do Piso Salarial da Enfermagem no Senado. Veja abaixo o relato da colega sobre a situação da categoria. 


ENFERMAGEM PRECISA SE UNIR COMO CATEGORIA


  Foi um avanço para a Enfermagem sem sombra de dúvida, que apesar de ser regulamentada como profissão já tantos anos, até hoje não havia um piso salarial mínimo estipulado, e sendo assim cada empregador pagava um valor. Hoje, com essa votação que esperamos que passe pela Câmara, o trabalhador será contratado como outras profissões com o piso mínimo. É um ganho não podemos negar.
Mas a Enfermagem ainda tem um longo caminho como profissão, infelizmente somos muitos, mas os que lutamos pouco, não usamos a força que temos como categoria. Nessa viagem a Brasília vi o quanto ainda temos de luta, pois os políticos acham que estão fazendo muito com a aprovação desse projeto de lei, como se tivessem nos dando um grande presente, quando na verdade, eles modificaram o projeto de lei original, para facilitar a vida dos empregadores.
 Ontem ouvi uma fala de um assessor de um senador, onde ele dizia: "Vocês precisam ficar agradecidos, pois com a pandemia, vocês conseguiram valorização, conseguiram ser vistos", como se antes da pandemia nossa profissão não significasse nada. Mas aí olhei para o lado e pensei, cadê a enfermagem?  Naquele espaço tão grande estávamos em quatro pessoas deMS, e fica difícil brigar por tantos, se tão poucos se manifestam,
Uma luta tão importante e éramos minoria, e vamos continuar como minoria se não aparecermos para reclamar nossos direitos como categoria. Poderíamos ter lutado pelo teto máximo - que era o projeto inicial - temos gente e força para isso, mas eu insisto em dizer que enquanto deixarmos os políticos resolverem nossos destinos, teremos que nos contentar com o que eles nos dão como se fosse bônus. E num mundo onde os políticos são a maioria médicos - e esses são donos de hospitais - se não lutamos eles terão interesse em melhorar nossa vida?


Arlene Ladislau
Enfermeira e Auxiliar de Enfermagem no Hospital UniversitáriO/UFMS



http://www.sistams.org.br/2021/11/resultado-processo-insalubridade-atencao-servidores-com-nomes-em-anexo-entrar-em-contato.html
Não é sócio?

Faça sua filiação hoje!

Serviços

Jurídico

Agendamentos

Convênios

Jornal

14 de Dezembro de 2023 às 19:06
Acessar jornal

Copyright © 2023 Sista-MS. Todos os direitos reservados

volta ao topo