Nesta quinta, 8 de abril, será realizada a reunião do Conselho Diretor da UFMS. A convocação foi enviada para os Conselheiros no dia 1º de abril. A pauta é composta de 15 itens que afetam profundamente a vida de toda a comunidade, interna e externa à UFMS.Destacamos alguns - Na pauta da reunião estão mudanças no Estatuto da UFMS propostas pela reitoria que incluem: alterações no PAS (Programa de Assistência à Saúde), nos Concursos para professores, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), na concessão de Adicional Laboral e no Plano de Desenvolvimento de Pessoal, além da apreciação do Plano de GestãoOs documentos com as propostas de alteração estatutária, relatórios e pareceres das Comissões, foram disponibilizadas para os Conselheiros somente no dia 5 de abril, sendo que a Reunião do CD será no dia 8. Isso impossibilita que os Conselheiros façam uma análise e discussão aprofundada com a comunidade.Plano de Assistência à Saúde - Pela proposta apresentada pela Reitora, o PAS passa a ser custeado totalmente pelos servidores e acaba com a cobertura para os dependentes e pensionistas;O PAS foi uma conquista dos servidores (docentes e técnico-administrativos), para si e seus dependes, desde o início dos anos 1992. Nunca representou um ônus para UFMS, pois é mantido com o dinheiro dos usuários e da Instituição. O Plano de Saúde sempre foi superavitário então, porque essa alteração justo num momento em que vivemos uma emergência em saúde?A UFMS é para todos ou não?
O Estatuto da UFMS altera vários pontos, inclusive o papel e a estrutura do Colégio Eleitoral, sem haver uma discussão prévia.Tudo isso causa muita estranheza, para dizer o mínimo. Pela complexidade, esses assuntos já estavam sendo discutidos há muito tempo, a portas fechadas, dentro dos gabinetes da UFMS. Porque todo esse sigilo, já que são de interesse de toda a comunidade universitária?O SISTA-MS É TOTALMENTE CONTRÁRIO ÀS MUDANÇAS QUE PREJUDICAM O SERVIDORES
Sempre estivemos abertos ao diálogo com a Reitoria, buscando uma melhora constante na convivência interna e a democratização da UFMS. Essa atitude dos gestores são uma afronta e um descaso com todos os servidores, ativos e aposentados.Queremos que a Alteração do Estatuto da UFMS seja retirado da pauta do Conselho, para que seja feita uma análise detalhada, com a participação de todos os segmentos que serão impactados por essas mudanças.Conselheiro cumpra seu papel, que é o de fiscalizar, analisar e buscar as melhores soluções para a Instituição e para toda a comunidade, de forma clara e transparente.Servidores ativos, aposentados e pensionistas, assistam a Reunião do Conselho Diretor. Será dia 8 de abril, às 9 horas e será transmitida pelas redes sociais. Seus direitos estão ameçados!Acompanhe a reunião do Conselho Diretor da UFMS, que tem na pauta o PAS (Programa de Assistência à Saúde) e outras alterações no Estatuto da UFMS pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=WwS2DTCRC-I
Alteração Proposta no PAS:
Art. 64. A UFMS terá, mediante adesão e contribuição financeira voluntária de servidores ativos e inativos, Programa de
Assistência à Saúde, cujos benefícios se estenderão aos seus dependentes e pensionistas.
Parágrafo único. O Programa de Assistência à Saúde, com orçamento e recursos próprios, terá seu Regulamento aprovado pelo Conselho Universitário, ouvido o Conselho Diretor. (Res. 12/2012) |
Art. 64. A UFMS terá, mediante adesão e contribuição financeira voluntária de servidores ativos e inativos, um Programa de Assistência à Saúde.
§ 1º O Programa de Assistência à Saúde terá seu Regulamento aprovado pelo Conselho Universitário, ouvido o Conselho Diretor.
§ 2º O Programa de Assistência à Saúde, com orçamento e recursos próprios, será mantido pela contribuição exclusiva dos servidores que fizeram adesão ao Programa.
Retira os dependentes e pensionistas da cobertura do PAS e transfere todo o custeio para os servidores. |