Por Diana Passos. Fotos: Elias Ferreira.O Sista esteve na manhã do dia 06 de outubro em uma reunião com o magnifico Reitor professor Marcelo Augusto Santos Turine juntamente com a vice-Reitora professora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítalo e a coordenadora de planejamento, orçamento e finanças Dulce Maria Tristão, onde estavam presentes, além da nova coordenação do Sista (2017/2020), o diretor financeiro adjunto da ADUFMS Prof. Diego Rorato Fogaça.
[caption id="attachment_10152" align="aligncenter" width="500"]
Nova Coordenação 2017/2020 do Sista MS.[/caption]
Após as felicitações pela conquista da eleição da nova coordenação do SISTA, a vice-Reitora Camila Brandão informou as dificuldades que a universidade está enfrentando, com a redução dos incentivos ao ensino e que os objetivos dessa gestão é dar uma qualidade de ensino e atendimento ao aluno. Diminuindo, com isso, a evasão universitária onde de 10 alunos matriculados somente 4 acabam se formando.
[caption id="attachment_10153" align="aligncenter" width="500"]
Vice-Reitora profª. Camila Celeste Brandão Ferreira Ítalo.[/caption]
Em seguida a Dulce Tristão apresentou as finanças da universidade dando um parâmetro dos investimentos e gastos dos anos 2016 e 2017, relatando que agora não serão realizadas obras novas para priorizar a conclusão das obras iniciadas na gestão passada, e que as maiores dificuldades nas conclusões das obras é o abandono das empresas e a liberação de novas atas pelo governo.
A professora ainda demonstra que no orçamento 2017: 87% são gastos com pessoal, 11% com custeio e 2% com capital. Custeios de funcionamento são: 38% com gastos de manutenção, vigilância e terceirização, 23% de energia e água, 10% com manutenção de equipamentos, 9% com serviços de informação e 20% com custos de viagens e manutenção predial.
Conforme ainda com a Dulce Tristão, para a melhoria da execução orçamentaria e financeira, a gestão está fazendo avaliação dos contratos e serviços, transmissão online das reuniões dos conselhos superiores, melhoria da página web da UFMS com maior transparência e reuniões com diretores e representantes das UAS (Unidades Administração Setorial).
Disse também, que, entre os objetivos da gestão estão a elevação da taxa de sucesso, fortalecer os cursos de graduação e pós-graduação, oferecer vagas de ensino superior voltadas para as demandas, diminuir a evasão acadêmica, elevar o conceito dos cursos, elevar a taxa de sucesso da graduação, desenvolver indicadores de desenvolvimento institucional, para subsidiar planos de melhorias, recursos para projetos científicos e tecnológico, recursos para projetos.
[caption id="attachment_10154" align="aligncenter" width="375"]
Coordenadora de planejamento, orçamento e finanças da UFMS Dulce Maria Tristão.[/caption]
O Reitor da UFMS prof. Turine felicitou a nova coordenação do SISTA. Ele afirmou o compromisso de sua gestão para melhorar a qualidade de ensino público e que as universidades estão sofrendo ataques pelo governo, assim como estão sendo culpados pela má gestão. Ele afirma que gostaria de uma melhor integração com o Sista, mantendo um diálogo aberto e frequente. Que como universidade deve-se quebrar paradigmas de um país corrupto, portanto não aceitara propostas ou ações que não tenha amplo aspecto jurídico.
[caption id="attachment_10155" align="aligncenter" width="500"]
Reitor prof. Marcelo Turine com vice-Reitora Camila Brandão.[/caption]
A nova coordenação do Sista afirmou sua posição com o que foi realizado em sua campanha eleitoral, onde sempre irá lutar por uma universidade pública de qualidade. Com transparência de seus atos, principalmente, para que a base saiba o que está acontecendo. Que a hora é de união para que as demandas do governo não prejudiquem ainda mais os funcionários da UFMS, porque sem eles a universidade não funciona. Foi afirmado mais diálogo entre reitoria e Sista, porém colocando sempre a comunidade acadêmica e seus funcionários em primeiro plano.
[caption id="attachment_10156" align="aligncenter" width="500"]
Reitor Turine em conversa com a nova coordenação do Sista MS[/caption]
Após esse breve debate foi confirmada uma próxima reunião com o Reitor onde será relatado as várias demandas que estão em pauta. Assim, foi pedido um compromisso sério da reitoria perante as lutas para melhorar a qualidade de trabalho e de ensino da UFMS.
[caption id="attachment_10157" align="aligncenter" width="500"]
Entrega do ofício de solicitação de reunião com a reitoria.[/caption]