A Coordenação Estadual do SISTA/MS e a Reitoria da UFMS mantiveram encontro na tarde da sexta-feira (25), na sede da administração central. Foi a primeira reunião oficial da representação dos trabalhadores com os novos dirigentes da universidade, que tomaram posse no dia 8 de novembro passado.
Na audiência - convocada pela Administração Central - o reitor professor Marcelo Turine e a vice-reitrora Camila Ítavo, se comprometeram a respeitar o movimento sindical dos trabalhadores da universidade, afirmando que a valorização do funcionalismo passa também pela boa convivência entre a Reitoria e a representação de seu sindicato.
Os representantes da entidade aproveitaram a ocasião para apresentar uma pauta mínima de reivindicações aos novos dirigentes da UFMS. Turine e Camila se mostraram receptivos aos pleitos apresentados, citando que não vai faltar boa vontade da administração central em discutir e implementar os anseios da categoria.
Turine e Camila foram taxativos ao enfatizar a necessidade do fortalecimento das relações humanas entre todos os trabalhadores da universidade, para melhorar e aperfeiçoar o atendimento com seu público principal, que são os adolescentes e jovens que estudam na instituição. "somos todos companheiros de trabalho e a nossa união é fundamental para o cumprimento da missão de nossa universidade, local também de onde retiramos nosso sustento e de nossas famílias", observou o reitor.
Além de Turine e Camila, participaram o encontro na Reitoria os dois trabalhadores técnicos administrativos convidados pela Reitoria a compor o primeiro escalão da administração central, que são Antonio José Motti (Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho) e Dulce Tristão (Pró-Reitoria de Planejamento).
Pela representação do SISTA/MS, participaram a reunião Geraldo Rodrigues Gonçalves e Márcio Saravi (Coordenação Geral), Gustavo de Souza Ferreira e Joaquim Francisco de Souza (Administração e Finanças) e Sônia Santarosa, da pasta de Aposentados.
PAUTA Abaixo, publicamos trechos do ofício entregue pessoalmente ao reitor com a pauta de reivindicações de interesse geral da categoria dos trabalhadores técnicos administrativos da UFMS.
Ao cumprimentá-lo pela eleição e posse na Reitoria de nossa Universidade Federal de MS (UFMS), aproveitamos para encaminhar reivindicações da categoria dos trabalhadores técnicos administrativos.
Gostaríamos de contar com sua especial atenção e atendimento aos pleitos apresentados, não somente como reitor de nossa Universidade, mas com olhar e sentimento de companheiro de trabalho.
Como legítimo representante da categoria, este sindicato espera ter um canal de diálogo permanente para melhoria de nossas condições de trabalho, funcional e de remuneração.
Entre os principais pedidos para encaminhamento e implantação imediata em favor dos técnicos e demais trabalhadores da UFMS, estão:
- VOTO PARITÁRIO OU UNIVERSAL;- IMPLANTAÇÃO DAS 30 HORAS SEMANAIS; - MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS TÉCNICOS NOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA UFMS ;- LIBERAÇÃO DE PELO MENOS DOIS COORDENADORES PARA MANDATO SINDICAL;- GARANTIA DA PARTICIPAÇÃO DOS TÉCNICOS NA VIDA SINDICAL E ADMINISTRATIVA (SEMINÁRIOS, CONGRESSOS, CARAVANAS, ETC);- PERICIA MÉDICA NOS CAMPUS DO INTERIOR, ATUALMENTE FEITA SOMENTE NA CAPITAL;- INCLUSÃO FUNCIONAL E SOCIAL EFETIVA DOS SURDOS E DEMAIS DEFICIENTES - CURSO DE LIBRAS PARA OS TRABALHADORES;- MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, GARANTINDO TAMBÉM DE FORMA EFETIVA O ACESSO A QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO; E- MAIS TÉCNICOS NOS CARGOS DE DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERINTENDÊNCIASNo ensejo de que nossas reivindicações sejam atendidas, efetivando de forma verdadeira a participação e nossa importância como setor indispensável no funcionamento da máquina administrativa, apresentamos nossas cordiais saudações.
Respeitosamente,
SISTA/MS
Coordenação Estadual
2014-2017