Pelo Comando Local de Greve: Lucivaldo Alves dos Santos, Filomena Gomes de Souza, Luiz Carlos Vasconcelos e Marcio Saravi de Lima
Pela Reitoria: Reitor em exercício João Ricardo Tognini
A Reunião iniciou-se com o Comando Local de Greve expondo a preocupação dos trabalhadores quanto a iniciativa da UFMS em proceder os descontos dos dias em greve, principalmente quando a UFMS fez a divulgação da Orientação da Advocacia Geral da União para descontos dos dias paralisados.
A resposta do Reitor foi de que a UFMS irá proceder a divulgação de todos os documentos que vierem de órgãos superiores à Universidade, todavia, quanto ao documento da AGU, que a UFMS estará seguindo as mesmas orientações das greves anteriores, ou seja, que cada um siga as suas responsabilidades durante o processo de greve.
Outra informação importante repassada pela Reitoria foi de que após conversa com Pró-reitor de Gestão de Pessoas e Trabalho estabeleceu que o procedimento a ser adotado seria semelhantes ao que já fora tomado anteriormente quando do movimento de greve, ou seja o desconto de salário somente ocorrerá caso haja deliberação superior, ou judicialização da greve pela Universidade, deixando explicito que a UFMS não ira fazer tal ato de forma isolada.
|
Reunião do Comando Local de Greve com a Reitoria |
A reitoria esclareceu que diante de alguns conflitos ocorridos anteriormente quando do movimento de greve, adotou neste momento a orientação a todas as chefias imediatas que a RMO seria encaminhada sem ocorrência, que os trabalhadores que aderiram ao movimento somente constariam em folha de frequência o período de greve.
O Comando Local de Greve também expos ao Reitor em exercício os conflitos que ocorreram, principalmente no Campus de Chapadão do Sul, onde o Diretor do campus estaria tentando minar os trabalhadores que aderiram ao movimento; Que esta iniciativa não agrega em nada, pelo contrario, traz desconforto e conflitos desnecessários.
Enquanto CLG, reafirmamos nosso compromisso com a Instituição de que aqueles trabalhadores que estão em setores essenciais, fizeram escalas de plantões e estão cumprindo fielmente para não prejudicar os andamentos dos trabalhos já começados, principalmente pesquisas.
Ao final da Reunião, o Reitor agradeceu a iniciativa de dialogar do Comando Local de Greve com a Administração e, disse ainda que está respondendo provisoriamente pela Reitoria, mas que quando a Profª. Célia reassumir o cargo, certamente entenderá nossas reivindicações, pois esta sempre foi a pratica das gestões da UFMS em outros períodos de greve.
Comando Local de Greve – SISTA/MS