13.09.2014 - 08:30hPelo SISTA-MS: Lucivaldo Alves dos Santos
Trabalhadores do NHU: Aparecido – RX, Vilela – Motorista, Maria Helena – CC1, Robson – CMED, Sidney – Nutrição, Pedro – Endoscopia, Ely – UCO, Ana – CMED, Cameron – CO, Dambroso - Farmácia, Eliete – CO, Alessandro – Hemodinâmica, Leda – Lavanderia, Adriana Jara – PAM, Luzia – Maternidade, Lenir Gomes – UTI NEO, Simone – UTI NEO, Maria Estela – Berçário e Wilson – CTIA.
A Reunião teve inicio pontualmente às 08h30m, com o Coordenador Geral do SISTA agradecendo a presença de todos e informando que foi procurado por telefone pelo Vice-Reitor Dr. João Ricardo na noite de ontem por volta das dezenove horas solicitando se seria possível ter uma reunião conosco no sábado de manhã, pois tinha algumas informações que deveriam ser socializadas sobre o andamento de possíveis resoluções do pagamento dos Plantões Hospitalares realizados nos meses de janeiro, fevereiro e março/2014.
O Vice –Reitor iniciou a fala reportando todos os fatos que já foram realizados para a resolução do problema de pagamento dos plantões hospitalares, dede a emissão de ofícios aos órgãos competentes, até mesmo de viagens realizadas à Brasilia para se resolver o problema definitivamente. Que acha legitimo o instrumento de greve para colocar pressão e resolver de vez este pagamento, principalmente por estarmos num momento de decisão política para o Brasil.
Disse também que estava na data de ontem (12.09.14) ocupando o cargo de Reitor em exercício e que a Profa. Célia esteve em Brasilia e foi até o MEC para tentar resolver a abertura de rubrica para pagamento dos PHs. Por volta da 18:00h recebeu uma ligação do Prof. Paulo Speller, Secretário Executivo do Ministério da Educação na qual solicitava um oficio urgente por parte da Reitoria, pois conseguiu resolver o problema do pagamento dos PHs junto ao Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e que este oficio era de extrema importancia. Nesse momento acionou o Administrador Rildon e a Dra. Maria José/HU para ver se era possível de se encaminhar a listagem com os nomes dos servidores que tem direito em receber os plantões realizados, anexar ao oficio, e que foi atendido.
Informou que não assinou o oficio a ser enviado ao MEC por já ter passado o horário de sua substituição no cargo de Reitor e que esta tarefa ficou para a Profa. Celia, porque a titular da pasta já estava em Campo Grande. Disse que veio para esta reunião representando o Prof. Paulo Speller, Secretário Executivo do MEC e trouxe a mensagem do Secretário de que os trabalhadores repensassem a posição de iniciar a greve na segunda-feira (15.09.14) até a finalização do processo de pagamento. Falou também respeitará a posição dos trabalhadores e que na segunda-feira procurasse o Rildon no HU para pegar uma cópia do documento enviado ao Ministério da Educação.
Finalizou dizendo que segunda-feira de manhã não poderia atender os trabalhadores por causa de ter de fazer atendimento em ambulatório, mas se colocava a disposição no seu Gabinete na Vice-Reitoria no período vespertino para ajudar a resolver o problema no que fosse possível.
O Coordenador Geral Lucivaldo agradeceu a presença dele e que a decisão dos trabalhadores após esta reunião lhe seria informada.
Algumas falas apresentadas pelos trabalhadores durante a reunião foram de insatisfação e de duras criticas ao desrespeito que estão sendo tratados pela EBSERH, não dialoga com os trabalhadores e que nãoi cumprem com o que prometem. Outras falas foram no sentido de mantermos unidos e organizados até o final da batalha.
Na reunião somente com os trabalhadores, após varias discussões e apresentações de propostas do que faríamos na segunda-feira, Lucivaldo explicou que temos uma decisão assemblear e que esta decisão somente poderia ser revista em outra assembleia. Assim ficou acordado com os presentes que na segunda-feira (15.09.14) manteremos o que foi combinado, e que a partir das 07:30h em frente ao portão principal do HU iniciaremos a nossa assembleia de greve. Se houver cópia do documento que foi enviado ao MEC faremos a leitura e avaliaremos os desdobramentos possíveis da greve.
Ao final ficou acordado com todos os trabalhadores presentes que retornem aos seus postos de trabalho e repliquem estas informações, além da publicação no site do SISTA o relatório da reunião.
Relatório feito por: Lucivaldo Alves dos Santos