Direção e representação do SISTA dos campus do interior com representantes da chapa "MUDE UFMS"Direção e representação do SISTA dos campus do interior com representantes da chapa "JUNTOS SOMOS UFMS"No dia 19 de julho, a direção do SISTA/MS, junto com as seções sindicais de Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas e ainda representantes dos sindicato de diversos campus da UFMS, mantiveram encontro com os candidatos à Reitoria. Os encontros foram solicitados pelos representantes das chapas e a direção do sindicato fez o agendamento das duas para o mesmo dia, apenas em horários diferentes, para ouvir de forma respeitosa as propostas dos candidatos.
A reunião no mesmo dia com as candidaturas foi também para facilitar a presença dos representantes sindicais dos campus do interior. O agendamento da reunião no SISTA/MS faz parte da campanha das duas chapas, que estão fazendo encontros nos diversos setores da universidade. No caso do SISTA, a reunião foi com o setor da representação sindical da categoria, na capital e no interior.
Ao receber os candidatos à Reitoria, a direção do SISTA/MS reafirmou sua posição de, enquanto entidade, não ter a prerrogativa de apoiar este ou aquele, mas que seus representantes não estavam alheios ao processo. Os diretores do sindicato deixaram claro que o principal pleito da categoria é o respeito e valorização dos trabalhadores e que a forma eleitoral da consulta à comunidade não reflete esta bandeira da entidade. A representação sindical defende o voto paritário para a Reitoria e não o atual modelo onde o peso do voto do técnico é de apenas 15%.
Os candidatos foram cobrados ainda sobre a democratização na universidade, principalmente a garantia de assento de mais técnicos nos conselhos deliberativos da UFMS. Atualmente, o percentual de representação dos técnicos nos conselhos de decisão não chega nem a 15% de cada colegiado, ou seja, é ainda menor que o peso eleitoral. Ou seja, uma total falta de valorização com a categoria.
A Coordenação do SISTA/MS esclarece, no entanto,
que cada um de seus filiados fica livre para escolher o candidato que melhor atender seus anseios e princípios. Duas chapas foram inscritas para disputar os votos da comunidade universitária, sendo a "Mude UFMS", liderada pelos professores Marco Aurélio (reitor) e Alexandra (vice) e "Somos Todos UFMS", liderada pelos professores Turine (reitor) e Camila (vice). A direção conclama a categoria para votar na consulta à comunidade marcada para o dia 4 de agosto de 2016. Depois da consulta, o Colégio eleitoral se reúne para elaborar uma lista tríplice que será encaminhada para a Presidência da República, que vai nomear um dos três nomes. O mandato é de quatro anos.